10 filmes de animação que você precisa conhecer

0
8
views

Quando as pessoas dizem gostar de filmes de animação, em muitos casos estão se referindo aos produtos produzidos pela Disney/Pixar e Dreamworks. Essas empresas são responsáveis por grandes clássicos do gênero como ‘Branca de Neve e os 7 anões’, ‘Aladdin’, ‘Procurando Nemo’ e ‘Shrek’. Todavia, fora desse universo existem pérolas da animação que merecem a atenção dos entusiastas. Não pense que esse gênero se restringe ao público infanto-juvenil; alguns estúdios produzem animações que são destinadas ao público adulto, dado ao seu conteúdo denso e um tanto forte. A animação nada mais é do que uma outra maneira de contar uma história, seja ela um lindo romance de conto de fadas, seja ela um drama de guerra.

Nessa lista, eu incluí alguns dos filmes de animação mais incríveis com os quais tive contato. Alguns deles são capazes de fazer até os mais fortes se emocionarem.

___ O GIGANTE DE FERRO ___
The Iron Giant, 1999

Um inspirado Brad Bird, em seu período pré-Pixar, dirige esse longa baseado em um conto de Ted Hughes. Nos anos 50, Hogarth, um menino que vive com sua mãe em uma cidade do interior, acaba fazendo amizade com um robô gigante vindo do espaço. Inicialmente uma máquina poderosa, pronta pra destruir se necessário, o gigante passa a ser alvo da busca do governo americano e sua incansável obsessão contra ataques inimigos. Cabe a Hogarth provar que sob todo aquele maquinário existe um coração e que o gigante não precisa destruir quando ele pode ser um herói.

___ O MÁGICO ___
The illusionist, 2010

Essa é a prova de que a animação é apenas uma maneira diferente de contar uma história e esse filme surge baseado numa ideia original de Jacques Tati, que ele pensava em dirigir antes de sua morte. Em um filme praticamente mudo, com uma trilha sonora melancólica, acompanhamos um velho mágico que vê sua profissão, outrora aclamada, deixar de encantar o público e resolve se mudar de Paris para Londres, apenas para encontrar o mesmo cenário. Mas conhecer a jovem Alice, em um pub, vai mudar sua vida. Ou o que restou dela. Uma certa melancolia permeia esse longa que chegou a ser indicado ao Oscar de animação.

___ AS BICICLETAS DE BELLEVILLE ___
Les Triplettes de Belleville, 2003

Sylvain Chomet, que depois dirigiria O Mágico, nos presenteia com essa trama recheada de uma animação cartunesca com um trilha sonora envolvente. Tudo gira em torno de Campeão, que, após a morte dos pais, vai morar com a sua avó que o motiva a seguir a carreira de ciclista. Quando resolve entrar no Tour de France, os ciclistas são sequestrados e Campeão consegue escapar, conseguindo abrigo juntos às Trigêmeas de Belleville, um grupo de cantoras de sucesso, agora idosas, que ajudam Campeão e sua avó, Madame Souza, a desbaratar o esquema dos ciclistas sequestrados.

___ AKIRA ___
Akira, 1988

Um grande filme de ficção científica, o filme teve lançamento nos grandes cinemas e enfrentou críticas por conta do alto teor de violência. Numa cidade chamada Neo-Tokyo, já que a original foi destruída na Terceira Guerra Mundial, um projeto secreto militar começa a fazer experimentos com seres humanos, conferindo a alguns deles habilidades paranormais. Quando Tetsuo, membro de uma gangue, sai fora do controle e enlouquece, ele engrena numa onda de destruição que reaviva o medo dos habitantes da cidade.

 
___ GRAVE OF FIREFLIES ___
Hotaru no Haka, 1988

Prepare-se para a dor no coração que esse filme trará. Seita e Stsuko são irmãos que estão enfrentando a Segunda Guerra Mundial como conseguem. Seu pai foi servir na marinha e sua mãe morreu num bombardeio… Eles só tem um ao outro e juntos vão lutar pela sobrevivência em um lugar assolado pela fome e pobreza, lidando com a dureza e falta de sensibilidade daqueles a sua volta. Comovente e trágico ao extremo.

___ O FANTÁSTICO MR. FOX ___
Fantastic Mr. Fox, 2009

Nessa comédia de Wes Anderson, usando a técnica de animação em Stop Motion, com vozes de astros como George Clooney e Meryl Streep, acompanhamos  Mr. Fox, sua família, e sua engenhosa empresa que rouba comida de fazendeiros ricos. Porém, quando os fazendeiros resolvem se vingar de Mr. Fox e seus amigos, eles vão descobrir da pior maneira que escolheram o grupo errado de animais pra enfrentar.

___ PERSEPOLIS ___
Persepolis, 2007

Seguindo o estilo em preto e branco de uma Graphic Novel, o filme segue Marjane que, em uma viagem de avião, relembra sua vida, desde sua infância em meio aos conflitos no Irã e as crises políticas, que vitimaram muitas pessoas conhecidas, passando por um colégio de freiras, uma fuga, doença e tentativas de suicídio… Tudo por Marjane não conseguir aceitar o sistema opressor e sexista do lugar em que vive, mostrando sua luta para se impor como mulher e ser humano. Impossível não se envolver com a história de Marjane, baseada em fatos reais.

___ PONYO ___
Ponyo, 2008

Hayao Miyazaki é um dos meus diretores de animação prediletos, não tendo um filme seu que eu não tenha amado. Eu podia falar de A Viagem de Chihiro, mas escolhi Ponyo por ser uma releitura de A Pequena Sereia. Sosuke, um menino que vive com sua mãe numa cidade costeira do Japão, resgata do mar um peixe dourado. O que ele não sabe é que esse peixe é na verdade uma princesa em fuga, que vai se tornando humana pouco a pouco, e que está sendo perseguida por seu pai, o rei dos mares, que usará todo seu poder para resgatar sua filha. Embarque nessa viagem recheada de uma animação de tirar o fôlego.

___ ERNEST E CELESTINE ___
Ernest et Celestine, 2012

Quando a ratinha Celestine resolve desafiar seu povo e subir a superfície, ela logo se torna presa fácil de predadores como Ursos. Porém, Celestine convence Ernest, um urso gigantesco, a se unir a ela na busca por um porão cheio de comida e desse acordo surge uma singela amizade. Mas eles percebem que nem todos são capazes de enxergar a verdadeira amizade entre seres tão diferentes.

 
___ THE WIND RISES ___
Kaze Tachinu, 2013

Escolhi esse por ser o último filme de Miyazaki, já que ano passado ele anunciou sua aposentadoria. Nesse longa, o de maior sucesso entre as animações no Japão, o diretor conta a história real de Jiro Horikoshi, o homem que desenvolveu aviões para a Segunda Guerra Mundial. Com uma animação rica e sem defeitos, acompanhamos a vida de Jiro, com seus amores, suas perdas e seus sucessos, no melhor estilo Miyazaki de contar uma história: tocando no coração.

Deixe uma resposta