28 de Junho – Dia do Orgulho e da Consciência Homossexual

0
15
views

Como as mulheres, índios e negros, os homossexuais também tem seu dia e esse dia é hoje, 28 de junho – Dia do Orgulho e da Consciência Homossexual.

Os homossexuais americanos costumavam se reunir em um bar chamado Stonewall Inn em Nova York e durante certo tempo a polícia os confrontava os espancando, levando-os preso, etc.

No dia 28 de junho de 1969 um grupo entrou em conflito com os policiais e ganharam a batalha contra a truculência policial.

A partir de então, homossexuais do mundo inteiro adotaram esse dia para comemorar sua luta diária contra toda forma de preconceito.

Com o tempo essa comemoração tornou-se as paradas do orgulho LGBT que são realizadas no mundo todo em diversas cidades.

No Brasil, desde 1981 o Grupo Gay da Bahia, uma das maiores organizações de direitos homossexuais do mundo, comemora essa data.

Nesse ano os homossexuais americanos tem um motivo a mais para comemorar. Na sexta-feira, dia 26, a Suprema Corte americana aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país.

Esse foi o resultado era esperado pelo Presidente Barack Obama e diversas empresas de grande porte como Google, Facebook e Apple.

Após o anuncio o presidente comemorou pelas redes sociais junto com uma multidão de empresas, homossexuais e heterossexuais simpatizantes que coloriram suas fotos nas redes sociais com as cores do arco-íris, símbolo da diversidade sexual.

No Brasil, o casamento gay ocorre na prática desde 2011, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu a equiparação da união homossexual à heterossexual. Dois anos depois, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) decidiu que os cartórios brasileiros fossem obrigados a celebrar casamento entre pessoas do mesmo sexo, e converter união estável homoafetiva em casamento.

Assim, cada dia que passa vamos conquistando direitos e motivos para comemorar esse dia com muito orgulho. Orgulho esse utilizado como antônimo a vergonha que muitos gostariam que tivéssemos.

E continuemos esperando por dias melhores, para sempre!

Abraços, Sam.

Referências:

Chilliwiki.com

Grupo Gay da Bahia

Uol

Deixe uma resposta