7 dicas para cuidar bem de sua barba

0
12
views

Os cuidados com a barba já fazem parte de uma etapa crucial dentro da rotina de beleza masculina. Seja para ficar com o rosto lisinho ou apenas aparar  nossa tão amada barba, é imprescindível separar alguns minutos na semana para se dedicar a ela. O trabalho maior, fica com aqueles que optam por manter a barba mais comprida, e sem os devidos cuidados necessários podem favorecer o aparecimento de espinhas, pelos encravados e até causar descamação na pele. Por isto separamos dicas de como evitar problemas nesta região e manter sua barba macia e saudável.

as-vantagens-de-se-ter-uma-barba-longa-1

 

1 – HIGIENE

Assim como os cabelos a barba também acumula impurezas ao longo do dia, por isto, precisa ser higienizada diariamente. A necessidade se torna ainda maior para homens com bigode, pois ele entra diretamente em contato com alimentos e bebidas. A Solução? Lavar o rosto duas vezes ao dia ou após as refeições com sabonete neutro, que é menos propenso a causar irritações.

10420265_10152488097063309_1040313251184379698_n

 

2 – MACIEZ

Para que os pelos da barba fiquem macios, recomenda lavar com shampoo de boa qualidade e passar condicionador após o banho e deixar o produto agir por cerca de 5 minutos. Lembrando que é preciso respeitar a frequência de uso do condicionador. O procedimento não deve ser feito todos os dias pois pode deixar a pele oleosa. É imprescindível o uso do filtro solar, pois ele ajuda a manter a pele bonita e saudável.

11195523_834624513298283_409692232_n

 

3– COR

Os principais fatores que podem alterar a cor da sua barba e principalmente a do bigode são o tabagismo e o consumo de álcool. Suspeita se que a nicotina provoque o amarelamento dos pelos e que as substancias presentes no álcool alterem sua pigmentação. Por isto para evitar a alteração da cor, o ideal é ficar longe destes hábitos. Já quem esta começando a apresentar pelos brancos na barba pode optar por tinturas ou shampoos que evitem o amarelamento.

10408727_1002546886440351_3539812161252325058_n

 

4 – OLEOSIDADE

Barbas mais compridas tendem a deixar a pele mais oleosa. Para controlar o problema e também evitar o surgimento de espinhas na região, o ideal é lavar o rosto com sabonete neutro ao acordar e antes de dormir. O uso de hidratantes na região pode piorar o problema, o melhor a fazer é consultar um profissional para escolher o creme mais indicado para o seu tipo de pele e barba.

homem

 

5 – CORTE – PARA QUEM NÃO PODE USAR BARBA O TEMPO TODO

O corte da barba pode ser feito com tesoura ou até mesmo com o barbeador elétrico, esta escolha vai depender mais da habilidade que você possui na hora de fazer o corte. Para os que gostam de criar desenhos ou formatos específicos, é preciso tomar cuidado ao manusear a lamina para não agredir a pele e até favorecer pelos encravados. Opte por cremes para barbear com silicone na formula, pois favorecem o deslizamento da lamina e diminuem o atrito, reduzindo as irritações. Já no caso de homens com barba muito grossa ou muitos pelos, uma solução para diminuir o volume é optar por algumas sessões de depilação para facilitar a manutenção, o problema desta alternativa é que pode doer no seu bolso rsrs. Cada sessão de depilação pode custar em torno de 350,00 em media.

1966887_621355674604552_781799666_n

 

6 – ACNE

Muitos homens deixam a barba crescer para esconder a acne, mas ignorar o problema pode fazer com que ele vá piorando progressivamente. Neste caso, o melhor é fazer uma consulta com um especialista. Ele poderá receitar produtos para tratamento ou antibióticos, descartando a necessidade de aparar a barba completamente. Também pode ser usado sabonete para pele oleosa e produtos bactericidas para evitar os cravos e espinhas na região.

dicas-como-acabar-com-acne

 

7 – DESCAMAÇÃO

É raro, mas alguns barbudos podem ter dermatite ceborreica mais conhecida como caspa. Este é mais um problema que pode estar relacionado a oleosidade, então o primeiro passo é tratar a pele, recomendo ainda a usar um shampoo anti caspa na região. Em alguns casos, realizar o procedimento uma vez por semana pode resolver a descamação. O uso de hidratantes para conter a descamação não é aconselhado, pois pode piorar a oleosidade de sua pele. Porém, o dermatologista pode recomendar um produto adequado para evitar o ressecamento a a descamação da pele

homem caspa_450x338 ok

 

Bem estas foram as 7 dicas para ajudar a cuidar de sua barba. Aguardem novas postagens.

Beijos do Herbert.

Deixe uma resposta