Batman V Superman: 10 perguntas sem respostas

0
9
views

CUIDADO: CONTÉM SPOILERS

Batman V Superman está quebrando recordes de bilheteria e dividindo opiniões. No Rotten Tomatoes o filme teve 29% de aprovação dos críticos, um número muito baixo, mas que acompanha o consenso do Metacritic, onde o filme tem uma pontuação de 44 num total de 100. Ainda assim, é inegável que o filme esteja fazendo bonito nas bilheterias ao redor do mundo. Muito dos espectadores tem considerado a Mulher Maravilha o principal atrativo do filme e, dentre os pontos negativos mais citados, a trama. O roteiro, parecendo uma colcha de retalhos, não foi bem elaborado e apresenta saídas fáceis para muitas questões, enquanto algumas perguntas permanecem sem respostas.

Vamos a algumas delas:

6

1 – Qual a motivação de Lex Luthor para odiar o Superman?

Lex Luthor nesse filme tem uma de suas piores caracterizações e nem o carisma de Jesse Eisenberg foi capaz de salvar o personagem. Talvez porque o roteiro não entregue muito sobre o passado do milionário o que nos leva a não compreender suas motivações. Entenda, em O Cavaleiro das Trevas uma das melhores sacadas de Nolan foi não entregar o passado do Coringa e ele estava ali apenas porque queria ver o circo pegar fogo. Todavia, isso não funciona com Lex.

Nos quadrinhos, Lex inveja o Superman não pelos seus poderes, mas pela adoração que o público tem por ele. No filme, a razão dessa ódio, e obsessão, não fica nada clara.

2 – Como Lex adquiriu toda informação sobre os outros heróis?

Em seu computador, Lex tem informação sobre Mulher Maravilha, Flash, Ciborgue e Aquaman. Não apenas isso, Lex ainda criou símbolos, logos, para os personagens já prevendo os codinomes que os mesmos iriam usar. Onde e como ele conseguiu toda essa informação? Ninguém sabe. O que ele pretendia fazer com essa informação? Sabemos menos ainda.

No fim do filme fica claro que Lex conhece a identidade do Superman, mas, engraçado, cadê a pasta do personagem no seu arquivo de meta humanos? Aliás, todo mundo sabe a identidade do Superman, pelo visto. Menos, é claro, o “maior detetive do mundo”, Batman.

1

3 – Se Diana queria preservar sua identidade de heroína, por que então ela entregou o material para o Batman?

Esse erro foi grotesco! Diana está na festa de Lex porque quer roubar o material que Lex tem sobre ela, para preservar sua identidade. Ok, entendi. Boa motivação para apresentar a heroína. Porém, uma vez em posse desse material, com o drive de Bruce Wayne em suas mãos, e querendo tanto preservar sua identidade, por que então ela devolveu o drive para Bruce Wayne com o material de meta humanos intacto? Mesmo que ela não conseguisse decodificar nada, ela iria querer manter o material longe dos olhos dos mortais, certo?

Ela pareceu tão perdida quando Bruce a confronta, via email, que até resolve fugir com medo da exposição. Porém, ela não deletou o material porque não quis. Simplesmente não faz sentido algum.

Outro erro: Lex tem toda informação sobre Diana Prince, mas, ainda assim, não a reconheceu na sua própria festa. Ainda mais tendo uma assistente tão observadora como Mercy.

4 – O que a tecnologia Kryptoniana ainda estava fazendo no oceano?

Dois anos se passaram desde os eventos de O Homem de Aço. Metropólis foi completamente reconstruída, mas, os destroços das naves Kryptonianas estão por toda parte. Será que o Superman não se deu conta de que isso poderia ser perigoso? Não faria mais sentido destruir tudo ou então remover tudo para um local onde apenas ele tivesse acesso?

Tudo parece muito fácil, entende? A Kryptonita é descoberta com um processo de dedução do Lex que resolve usar aquele pedaço de mineral no corpo do General Zod. Como ele fez isso antes? Ninguém sabe, pois apenas durante o filme ele consegue acesso ao cadáver do Kryptoniano e ainda consegue entender a tecnologia da nave com uma facilidade incrível.

3

5 – O Senado Americano realmente acreditou que o Superman usaria armas de fogo pra matar pessoas na África?

As vítimas na África foram assassinadas a tiros. Certo? E o Senado Americano realmente acreditou que o responsável pelos tiros foi o Superman? Lembrando que é de conhecimento geral que o Superman tem super força, visão de Calor e Raio X, invulnerabilidade… Por que diabos o personagem precisaria usar armas de fogo para acabar com alguém?

6 – Por que o prédio da empresa Wayne em Metropólis não foi evacuado antes?

Aliens invadem a Terra e estão destruindo tudo. Os trabalhadores da empresa Wayne decidem que o melhor a fazer é ficar dentro do prédio, sendo que eles estão vendo que os prédios a sua volta estão caindo. Só começam a evacuar quando Bruce liga pra eles e manda o povo sair, mas não conseguiu evitar a tragédia a tempo.

Para tudo! Queriam dar uma motivação pro Batman odiar o Superman, pensassem em algo melhor.

5

7 – Por que o Superman ignora os bandidos quando ele encontra o Batman pela primeira vez?

Batman está em Metropólis para roubar a Kryptonita e enfrenta um grupo de bandidos armados. O Superman aparece. Você acha que ele vai deter os bandidos armados e perigosos, certo? Não, ele vai vai apenas destruir o Batmóvel e dar um aviso camarada ao Homem Morcego. Novamente, saída fácil pra tudo.

8 – De onde a Lois tirou a informação de que a Kryptonita poderia matar o Apocalipse?

Primeiro Lois pega a lança feita de Kryptonita forjada pelo Batman para matar o Superman e joga em um poço. De repente, ela vê os heróis enfrentando Apocalipse e resolve recuperar a lança, pois sabe que isso pode ajudar contra o monstro. Errr… Ela estava num lugar ermo, sem acesso à informação alguma, nem falou com o Superman que era o único a saber sobre a origem do monstro… Como ela teve o insight de ir atrás da Kryptonita? Intuição feminina, talvez. Já que Superman e Apocalipse são tão parecidos fisicamente, talvez compartilhem a mesma fraqueza, né?

7

9 – Como o Lex sabe sobre o Darkseid e Apokolips?

No fim do filme Lex dá a entender que sabe sobre a chegada de Darkseid, que será o grande vilão da Liga da Justiça. Se ele conseguiu essa informação na nave de Krypton, bom, isso nunca foi dito. A questão é que ele simplesmente sabe.

Sabe que uma grande ameaça está vindo pra Terra, mas ainda assim resolve armar um plano pra matar aquele que tem o poder de defender o planeta. Gente, não dá mesmo pra entender de onde tiraram que isso foi um acerto pro longa.

Pensamento da DC: Vamos criar um vilão, ruim de natureza, que não tem coerência nenhuma, só pra inventarmos um vilão legal pro filme. Sorry, não ficou bacana. Não funcionou.

10 – Qual a função dos sonhos do Bruce Wayne?

Além de atrasarem a “trama”, qual a outra função dos sonhos de Bruce Wayne? Tem algo de premonitório ali, como as indicações da chegada de Darkseid, mas em sua maioria, tirando a “ameaça” do Superman, Bruce Wayne simplesmente ignora todo o resto. Barry Allen vem avisá-lo que Lois Lane tem a resposta pra tudo e… Ele completamente ignora essa informação logo em seguida. Batman troca mais palavras com Martha Kent do que com Lois no decorrer do filme. E que resposta é essa que a Lois tem? Que o nome da mãe do Clark também é Martha? Caraca, que resposta! Que chave! Que gancho sensacional! Olha, Barry Allen quebra a barreira do tempo e do espaço pra isso? Palmas pra ele.

Com um roteiro pífio desse, com tantos buracos, me assusta o fato da DC, agora oficialmente, confiar os filmes da Liga da Justiça à Zack Snyder. O diretor provou em dois filmes não ter know-how pra apresentar uma boa história e ainda assim a companhia entrega seus maiores heróis em suas mãos. Infelizmente…

Deixe uma resposta