Celebremos o Spirit Day com Brian Sims, Oprah Winfrey e Muito Mais

0
8
views
Spirit Day

Em outubro de 2010 a adolescente canadense Brittany McMillan propôs para seus amigos mais próximos e por meio de suas redes sociais uma celebração apelidada de Spirit Day, algo como Dia do Espírito.

A ideia deste dia era promover a consciência nas pessoas a respeito do bullying sofrido por crianças e adolescentes LGBT’s. O conceito é que neste dia as pessoas utilizem a cor roxa como forma de demonstrar seu repúdio às ações de bullying.

O uso de roxo foi escolhido porque o criador da bandeira do arco-íris definiu essa cor para representar o espírito.

Só para relembrar as cores da bandeira gay significam:

  • Vermelho: Vida;
  • Laranja: Poder;
  • Amarelo: Luz;
  • Verde: Natureza;
  • Azul: Arte;
  • Roxo/Lilás: Espírito;

A GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation), uma ONG dos EUA que luta contra a discriminação de LGBT’s, soube da proposta e incentivou a campanha que ganhou maior destaque e alcance.

Atualmente o Sipirit Day é celebrado sempre no início de outubro e já conta com diversas celebridades apoiando a causa como Ben Cohen e Oprah Winfrey.

Eu gostaria de dar destaque ao bonito texto de Brian Sims a respeito desta causa:

“Muitos de vocês sabem que hoje é o Spirit Day. Hoje nos reconhecemos e lembramos os membros da comunidade LGBT que tem sido vítimas de bullying. O roxo é um sinal de suporte e solidariedade, mas a mensagem é muito mais importante. Ninguém, nem criança, nem adulto merece ser intimidado. Ninguém tem o direito de fazer outra pessoa se sentir ameaçada e insegura e nós temos todas as ferramentas para parar isso – exatamente agora – hoje mesmo! Levante-se por alguém à sua volta que precise de ajuda. Levante-se pelos outros ou somente levante-se sozinho e prometa que na próxima vez você vai fazer isso e será mais fácil para eles e para você. Visibilidade é a resposta para o bullying então tenha certeza de nunca deixar isso invisível ao seu redor! Tenha a segurança e a inteligência para o Spirit Day…”

O original, em inglês, está disponível no Facebook do congressista norte americano.

É sempre benéfico nos apropriarmos de todos os eventos do mundo que ajudem a promover a tolerância e o respeito ao próximo, principalmente nessa semana em que certos órgãos do governo federal têm motivado o ódio e a intolerância ao propor a livre expulsão de pessoas LGBT’s de templos religiosos.

E no mais continuemos firmes e fortes.

Referências
Brian Sims Facebook; GLAAD Site; LGBT Site; Ben Cohen Facebook;

Deixe uma resposta