Chaparreiras – Um Elemento do Universo Sertanejo

0
10
views
Chaparreiras

Chaparreiras – em inglês chaps e em espanhol chaparro, chaparejos ou chaparreras – é um elemento do vestuário muito presente em ambientes fetichistas, seja por causa dos caubóis, por causa dos motoqueiros ou mesmo por causa do seu uso no universo BDSM.

Um dos motivos talvez seja pela sua associação com o homem ‘casca dura’ de coração entregue figura no imaginário de muita gente como o homem ideal, e aqueles trabalhadores que mais transmitem a impressão de virilidade e de masculinidade despontam como os mais propensos a estrelarem nessas fantasias.

Um desses ofícios, com certeza, é o sertanejo, que em meio às suas brutas atividades físicas parece se moldar como um homem mais animalesco do que o contido homem urbano, fazendo-o parecer mais corajoso e propício a tomar uma decisão e agir (quem sabe nos agarrando com desejo?).

A simplicidade e humildade do homem campestre o tornam quase irresistível quando se aliam ao comportamento bruto e selvagem de sua rotina de trabalho, essa mistura lhe concede exatamente a construção de um homem ‘casca dura de coração sereno’.

Conquistar esse homem quase selvagem, quase autossuficiente, configura em um prazer bem especial para nosso ego, mas para quem ainda não pôde fazê-lo, parece ser possível, ao menos, a apropriação de alguns aspectos desse homem para compor certos fetiches capazes de alimentar nosso imaginário.

Chaparreira - Cowboy
Cowboy usando chaparreira

Curioso que sou, parti para investigar um pouquinho mais sobre essa vestimenta e gostaria de compartilhar brevemente o que encontrei por aqui.

Normalmente feita de couro ou material semelhante, a chaparreira é usada para proteger seu usuário e suas roupas dos possíveis danos causados pelo ambiente e por suas atividades.

Existem diversos modelos, cada um projetado de acordo com as necessidades de cada ambiente e das atividades a serem exercidas. Esses revestimentos costumam contar com duas pernas de tecido resistente ligadas por um cinto; não possuem ligações na virilha, nem fundilhos.

Inicialmente a chaparreira era colocada sobre o cavalo e pelas pernas do cavaleiro. Só mais tarde a peça se distanciou do cavalo e ficou só no cavaleiro, tornando-a mais leve e permitindo outros modelos para esse artefato, alguns deles são:

Shotgun (funil):

Chaparreira - Shotgun
Chaparreira – Shotgun

Essas chaparreiras são mais indicadas para ambientes de vento ou frio, pois elas são totalmente fechadas do quadril até pouco acima do tornozelo e envolvem completamente a perna. Seu formato é apelidado de funil por ele ser estreito e reto.

Um detalhe interessante é que esse modelo tem cada perna feita de uma única peça de couro.

Woolies

Chaparreira - Wollies
Chaparreira – Wollies

Uma variação da shotgun, só que contendo lã ou pelos no couro, sendo, portanto, o modelo mais quente de chaparreira.

Batwing

Chaparreira Batwing
Chaparreira Batwing

Esse modelo é um pouco mais recente e possui um corte mais amplo e folgado com um alargamento na parte inferior.

Essa chaparreira conta com apenas dois ou três fixadores na altura da coxa, deixando a parte de baixo das pernas mais livre, o que facilita o movimento, seja para andar ou montar nos cavalos.

Por sua estrutura mais aberta que permiti maior circulação de ar, ela é indicada para lugares quentes.

Chinks

Chaparreira - Chinks
Chaparreira – Chinks

Essas chaparreiras são menores do que os outros modelos, seu comprimento termina de 5 a 10 centímetros abaixo do joelho. O modelo conta com franjas em sua estrutura, o que faz seu comprimento parecer um pouco maior.

Seu corte está entre o modelo shotgun e batwing contando com dois fixadores só na altura da coxa.

Por seu corte e tamanho, essa chaparreira é bem aberta, portanto indicada para lugares mais quentes.

Farrier’s apron

Chaparreira - Farrier's Apron
Chaparreira – Farrier’s Apron

Esse modelo é uma versão da chinks sem franjas e é muito utilizada pelos ferradores.

Armitas

Chaparreira Armitas
Chaparreira Armitas

Essa chaparreira também se parece com a chinks, porém seu comprimento pode ser um pouco maior, mesmo assim ainda termina acima dos tornozelos.

Duas características desse modelo é que o cinto dela também contém franja e ela não possui fivelas, como os outros modelos.

Chapettes (meia-chaparreira)

Chaparreira - Chaparretas
Chaparreira – Chaparretas

Esse é um modelo popular de polainas equestres que são mais baratas que uma chaparreira. Sua construção vai do tornozelo até o joelho e são fechadas por zíper, ganho ou laço.

Outros exemplos de chaparreiras, incluindo as usadas no BDSM

Também tem os modelos variados usados mais como fantasia, incluindo os modelos absorvidos pela galera do BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo):

E no mais aproveitem!

Referências
Richard Beal Blog; Leather Pros Site; Wikipédia Chaps; Ko Trading Site; Hard Rocking Homemaker Site;

Deixe uma resposta