Contracorrente de Javier Fuentes-Léon

0
9
views
contracorrente
Contracorrente

Ficha Técnica
Título: Contracorrente (Contracorriente / Undertow)
Direção: Javier Fuentes-Léon
Gênero: Romance
Ano: 2009

A história de Contracorrente nos apresenta o dilema da relação entre Santiago e Miguel.

O primeiro, pintor, abastado e culto vive um amor as escondidas com o segundo, pescador simples e rústico preso aos dogmas de um vilarejo antiquado e religioso.

Miguel tenta esconder de todos seu amor pelo pintor, evitando até mesmo demonstrar conhece-lo. Ao passo que Santiago só vive no vilarejo pela sua paixão ao pescador, mesmo sofrendo com o preconceito da população local.

O conflito entre os amantes se intensifica ao se aproximar do nascimento do filho de Miguel, momento em que os dois discutem sua relação e a hipocrisia do pescador que se nega a assumir seus sentimentos homossexuais declarando-se “macho”.

A história então segue com uma poética impecável e cria um dilema que expõe o quanto a postura de Miguel é apenas medo do preconceito alheio e o quanto ele é apaixonado por Santigo.

Cometendo diversos erros no caminho, podemos ver um homem que amadurece durante o enredo ao pagar o alto preço de suas escolhas questionáveis.

A homofobia também é apresenta com maestria, sem romantismos ou exageros. É possível reconhecer verdade nas ações dos personagens, principalmente para quem sofreu na pele o preconceito em vilas mais simples e religiosas.

A atuação dos atores foi deliciosa com destaque para Tatiana Astengo, que interpreta Mariela, a humilde esposa do pescador.

As cenas de amor entre Santiago e Miguel são um deleite a parte, apresentadas sem exageros, mas com detalhes suficientes para despertar o encanto.

E, se por um lado, a beleza aparente do encantador Santiago, interpretado por Manolo Cardona, é de encher os olhos logo no primeiro contato, a beleza de Miguel, interpretado por Cristian Mercado, vai se construindo no decorrer do filme.

Ao final, se você se envolver com a histórias, lágrimas e uma leve dor serão inevitáveis. Porém, toda a verdade e beleza do amor entre esses dois homens é algo imperdível para aqueles que, apesar de tudo, admiram este sentimento.

Assista e me diga o que acha.

E no mais continuemos firmes e fortes!

Deixe uma resposta