DZI Croquettes marcou e moldou o cenário artístico no Brasil e no mundo

0
11
views
Dzi Croquettes
Dzi Croquettes
Dzi Croquettes

Ficha Técnica- Dzi Croquettes

Título: Dzi Croquettes
Direção: Tatiana Issa e Rafael Alvarez
Produção: Tria Produções e Canal Brasil
Edição: Raphael Alvarez
Gênero: Documentário
Ano: 2009
Duração: 110 minutos

Sobre o documentário

O documentário de 2009 dirigido por Tatiana Issa e Rafael Alvarez apresenta a história do grupo teatral DZI Croquettes, desde sua formação, passando pelo auge de seu sucesso em Paris até sua separação no retorno ao Brasil, incluindo, também, o desfecho trágico de alguns integrantes.

Tatiana Issa, diretora do filme, é também sua narradora e, tendo ela mesma participado da história do grupo, uma vez que seu pai era membro da equipe técnica, é possível sentir uma linguagem bem pessoal no decorrer do documentário.

Além disso, são os amigos, fãs e integrantes do grupo que contam em entrevistas separadas os detalhes que se entrelaçam para edificar a narrativa direta e emocionante, tudo isso em uma sequência bem estruturada, mas que evitou utilizar divisões blocadas.

O filme parte da apresentação do cenário político do país quando da formação do grupo, algo relevante, pois foi o período em que o Regime Militar impôs, entre outras coisas, o Ato Institucional N° 5, que cerceou os direitos civis e instaurou a censura no Brasil.

A partir dessa contextualização, o documentário se aprofunda na biografia do grupo demonstrando a genialidade performática e teatral proposta pelo espetáculo, bem como o desafio que ele fez frente à repressão de pensamento, de expressão, de sexualidade e de amor criando uma verdadeira onda de libertação cultural entre seus seguidores, como é possível averiguar em uma famosa frase do espetáculo:

“não somos homens […] mas não somos mulheres também, nós somos gente”.

Pincelando com a exibição da originalidade e profissionalismo do grupo, o documentário apresenta os integrantes, os principais conflitos e dificuldades enfrentadas pela equipe que galgou com seus próprios recursos uma chance na Europa após sofrer a censura do Regime Militar.

Entre idas e vindas o grupo, apadrinhado pela estrela Liza Minelli, alcançou o apogeu do sucesso em Paris, mas os conflitos e dramas não acabaram e outros acontecimentos culminaram no retorno ao Brasil e em uma separação surpreendente. O documentário não só expõe essa separação como mostra outras incursões realizadas pela equipe, umas com mais sucesso que outras, para, por fim, inserir de forma muito delicada a morte de alguns integrantes por motivos deturpes e infelizes.

Por seu caráter histórico, pela riqueza da produção dos DZI Croquettes e pela delicadeza do documentário, este é um filme indispensável para qualquer um que queira entender mais sobre arte, liberdade de expressão, sexualidade e até sobre si mesmo.

E no mais continuemos firmes e fortes.

Deixe uma resposta