Além da Fronteira de Michael Mayer

0
10
views
Além da Fronteira de Michael Mayer
Além da Fronteira de Michael Mayer

Título: Além da Fronteira (Out in the Dark)
Direção: Michael Mayer
Distribuição: Europa Filmes
Gênero: Drama, Romance
Ano: 2013
Duração: 1h36min

Devido à nossa criação machista e heterocentrista, um romance entre dois homens pode apresentar uma série de preconceitos a serem superados. Mesmo em meio à sociedades mais evoluídas esse velho tabu pode emergir, seja de forma mais discreta ou em ações violentas, e isso pode se tornar ainda mais problemático quando outros preconceitos se somam à essa relação.

É nessa ferida que o delicado Além da Fronteira toca ao apresentar o romance entre Nimer Mashrawi, um estudante palestino, com o advogado israelense Roy Schaefer.

A narrativa parte do início da paixão entre os personagens e constrói a relação de ambos com uma sutileza encantadora, desde as cenas de sexo até as confissões trocadas não há exageros, ao contrário, tudo se mantém em cenas delicadas e envolventes.

Sem esconder os conflitos políticos que os cercam, o diretor conseguiu inserir na trama a tensão e a violência que ocorre na região, explorando não só a homofobia internalizada ou externalizada, como também apresentando ou reapresentando para o público algumas das ações extremas e absurdas das forças políticas dessas regiões.

Por não ser um documentário desses conflitos, o filme faz um bonito trabalho em não só entreter como também incitar a curiosidade da audiência mais atenta a retornar para casa e explorar mais informações dessa região.

Como romance homossexual, a obra também não se afasta de seu objetivo ao apresentar o conflito e a intensidade de uma relação apaixonada entre dois homens, com duas realidades muito distintas, personalidades diferentes e carregados de seus problemas individuais.

É um filme que vale ser apreciado, mas, e talvez principalmente, vale ser analisado depois por quem teve a oportunidade de vê-lo.

Deixe uma resposta