Do começo ao fim de Aluizio Abranches

0
8
views

Do Começo ao Fim - Cartaz
Do Começo ao Fim – Cartaz
Ficha Técnica
Título: Do Começo ao Fim
Direção: Aluizio Abranches
Gênero: Drama
Ano: 2009
Duração: 94min

Talvez nada seja mais envolvente que o amor, esse forte sentimento que liga duas pessoas de forma tão íntima que pode apagar todo o mundo ao redor.

No drama de Aluizio Abranches somos desafiados justamente diante dele e de seus tabus. Ao final do filme resta-nos perguntar o que faríamos se o amor ali apresentado acontece em nossa família, ou ainda com nós mesmos.

O filme narra a história de dois meio-irmãos que se apaixonam profundamente um pelo outro e acabam por viver esse amor tão intensamente que nem a família consegue se opor ao relacionamento, preferindo a distância e, posteriormente, a resignação.

Desde o nascimento do mais novo, a relação dos dois vai se aprofundando até se manifestar na forma de paixão já quando adultos. É na morte de sua mãe, sua única relação consanguínea, que esse sentimento se despe completamente (visualmente falando, inclusive) e envolve os dois em uma cena delicada e cheia de significados.

Porém, muito além de tabus incestuosos, o filme explora também a entrega de dois homens a um sentimento maior que suas próprias convicções, tornando-os mais fortes enquanto casal, enquanto companheiros.

Em um dos mais lindos diálogos entre os protagonistas, o mais novo diz “para entender nosso amor ia ser preciso virar o mundo de cabeça para baixo”, mas talvez não seja bem assim, talvez quem já tenha experimentado um amor arrebatador seja capaz de entendê-lo exatamente como ele foi apresentado.

Grande destaque para trilha sonora e para fotografia do filme, que cria uma verdadeira poesia audiovisual para narrativa.

Para quem decidir conhecer a obra, vale abrir a mente para enxergar muito além do que está sendo exibido, afinal quem nunca experimentou alguma faceta desse sentimento chamado amor?

E no mais, continuemos firmes e fortes.

Deixe uma resposta