Orgias literárias da tribo reúne dez escritores LGBTs inéditos

0
9
views
Orgias Literárias da Tribo
Orgias Literárias da Tribo

Ficha Técnica
Organização: Fabrício Viana
Título: Orgias Literárias da Tribo – Coletânea LGBT: Nosso dia a dia, desejos e sentimentos
Edição:
Local de Publicação: São Paulo
Editora: Orgástica
Ano: 2014
Número de Páginas: 143

Quando mais jovem, eu me lembro de buscar com ansiedade obras culturais com as quais eu me identificasse. Isso porque assistir a filmes, novelas, peças de teatro e outros que tragam em sua trama personagens homossexuais, é muito mais especial e importante para quem também é gay.

Se ver representado em histórias e narrativas, mesmo que fictícias, contribui tanto para o autoconhecimento como para diminuir a sensação de sermos ‘sozinhos no mundo’.

Meus primeiros contatos com livros com temática gay, por exemplo, mudou muito minha própria visão do mundo gay e da minha identidade homossexual.

Nessa época, e talvez ainda agora, eu não imaginava um dia ter a chance de fazer parte de uma obra literária que falasse diretamente com a cultura homossexual e que pode ajudar muita gente a olhar para si mesmo de forma diferente.

O livro Orgias Literárias da Tribo – Coletânea LGBT: Nosso dia a dia, desejos e sentimentos, uma coletânea organizada pelo também autor Fabrício Viana, conseguiu uma realização grandiosa, ao reunir em uma única obra textos de pessoas representando cada uma das identidades contidas na sigla LGBT.

Dessa forma, o livro consegue falar diretamente com uma pluralidade ainda maior de pessoas e mostrar (ou quem sabe propor) uma deliciosa convivência entre aqueles que são considerados fora da normatividade vigente.

São dez autores diferentes que abriram suas mentes e corações para compor textos que apresentam o nosso cotidiano, desde a incrível experiência de se apossar de sua verdadeira identidade de gênero, até uma leitura da loucura hipócrita causada pela homofobia.

Sem medo de passar pelo sexo e pelo amor, os autores retratam muitas personalidades facilmente encontradas na vida real, demonstrando que a homossexualidade não é aquele velho monstro que aprendemos na infância, mas sim um expressão humana, que nos faz mais iguais do que diferentes.

A cada texto que lia, sentia meu rosto acender em sorrisos de alegria, por poder vivenciar histórias de amor, de sexo e de superação que falavam diretamente comigo. Não era o mocinho e a mocinha hollywoodianos (e nada tenho contra eles), mas sim o mocinho e mocinho que eu vivo ou a mocinha e a mocinha que eu conheço da minha realidade.

A seguir, uma breve apresentação dos autores e os links para seus blogs, sites ou perfis em redes sociais, porém, para aqueles que queiram ainda mais detalhes da obra, o escritor Ben Oliveira fez uma linda postagem em seu blog apresentando sumariamente cada um dos dez textos.

E no mais, continuemos firmes e fortes.

Referências
Livro Orgias Literárias da Tribo – Coletânea LGBT: Nosso dia a dia, desejos e sentimentos; Fabrício Viana;

Deixe uma resposta