Ciranda da solidão de Mário César debate o mundo gay em quadrinhos

0
14
views
Ciranda da solidão
Ciranda da solidão
Ciranda da Solidão

Ciranda da solidão – Ficha Técnica

Autor: CÉSAR, Mário
Título: Ciranda da SolidãoEdição:
Local de Publicação: São José do Rio Preto
Editora: Balão Editorial
Ano: 2013
Número de Páginas: 95

Sobre o livro

Achar livros com temática gay não é muito fácil, assumo que já foi bem mais difícil, mas mesmo atualmente não se encontram muitos títulos em grandes livrarias, o que faz dessa busca um desafio às vezes.

E se livros com essa temática já não são fáceis de encontrar, o que dizer sobre histórias em quadrinhos que apresentem a cultura LGBT? Muito mais difícil.

Eu, que gosto dessa modalidade, fiquei muito feliz ao encontrar na última festa Escandalizada um autor de histórias em quadrinhos com um título voltado para nosso universo.

O Ciranda da Solidão de Mário César é o quarto volume da série EntreQuadros, e a primeira abordagem do mundo gay feita pelo autor.

A HQ (história em quadrinhos), reúne cinco contos que apresentam algumas faces e desdobramentos do amor e é impossível não se identificar com algum personagem ou situação ali descrita.

A histórias, concebidas e desenhadas pelo próprio autor, são bem reais e fogem de qualquer construção caricata, logo qualquer pessoa, independente da sexualidade, pode se enxergar vivenciando as emoções apresentadas nos contos.

Sobre caricaturas, eu gostei muito do posfácio onde o autor fala justamente sobre isso:

Fui um adolescente tímido, inseguro e com vergonha do próprio corpo, como tantos outros adolescentes por aí. Mas eu sou gay, e isso complicou um pouco mais as coisas. Homossexualidade na minha cabeça era coisa de outro planeta, pois tudo que via na televisão eram personagens caricatos que só estavam ali para ser motivo de piada. As piadas que se repetiam constantemente no dia a dia entre amigos e familiares. E eu ficava pensando se o meu destino seria este: virar motivo de piada.

Quem de nós nunca sentiu algo parecido? O legal é ver que cada vez mais obras tem apresentado verdadeiramente a realidade homossexual, que vai muito além das caricaturas ou palhaçadas difundidas por alguns em busca de riso fácil.

Voltando aos contos, destaco como meus favoritos o conto número 2, que tece uma rede de relação incrível entre as pessoas, e o conto número 3, que brinca com a ideia de amor a primeira vista em uma construção deliciosa.

O talentoso Mário César já ganhou duas vezes o Troféu HQ Mix, uma das principais premiações brasileiras de quadrinhos, além de já ter participado de importantes projetos, alguns com publicações fora do país.

Espero que curtam o livro e no mais que continuemos firmes e fortes.

Referências
Livro Ciranda da Solidão; Site do autor; Livros Gays;

Deixe uma resposta