Marvel no Cinema: Entenda as fases 1 e 2 do estúdio

1
12
views

A Marvel estúdios está prestes a encerrar a chamada Fase 2 de seus super-herois. Falta apenas um lançamento, mas muitos marinheiros de primeira viagem ficam em dúvida de como acompanhar a Marvel no cinema, ainda mais depois de tanto lançamentos. Então, apertem os cintos e vamos começar nossa viagem nerd!!!

Primeiro a FASE 1, denominada ‘VINGADORES REUNIDOS’:

HOMEM DE FERRO (Iron Man,  2008) 
Pra começar com o pé direito a fase Marvel no cinema, os produtores escolheram o Homem de Ferro, um dos heróis cuja transição para o cinema seria bem complicada. Muitos roteirista e diretores fugiram do projeto, cabendo a Jon Favreau a tarefa hercúlea de contar história de Tony Stark na tela grande.
Tony Stark, um playboy bilionário, egocêntrico e genial, é sequestrado pelo grupo terrorista Dez Anéis e forçado a construir armas para eles. Atingido por uma bomba, Tony descobre que um imã eletromagnético foi instalado em seu apito para impedir que os estilhaços atingissem seu coração e o matasse. Eventualmente Tony consegue fugir construindo uma armadura que se transforma no protótipo de uma outra mais arrojada, usada por ele para voltar ao lugar de seu cativeiro e destruir as armas criadas por sua companhia e que estavam em posse dos terroristas. Quando afirma que vai parar de construir armas, Stark conquista um poderoso inimigo na figura de Obadiah Stane, presidente das indústrias Stark. Ao lado de Tony, porém, estão Pepper Potts, sua fiel e inteligente assistente, e seu melhor amigo, o coronel James Rhodes.
Cena pós créditos: Tony é procurado por Nick Fury que se apresenta como funcionário da S.H.I.E.L.D. e que precisa conversar com ele sobre uma importante iniciativa (Os vingadores).
O filme foi um incrível sucesso de bilheteria. Muito desse sucesso creditado ao excelente desempenho de Robert Downey Jr. como Tony Stark, que com seu carisma nato transformou num clássico um personagem que poderia cair na caricatura no corpo de outro ator. Gwyneth Paltrow também agradou em sua interpretação de Pepper Potts.
4

O INCRÍVEL HULK (The incredible Hulk, 2008) – Nota 7.5

 
Foi uma seqüência camuflada do filme de Ang Lee, pois já nos mostra Bruce Banner (Agora interpretado Edward Norton) refugiado, após fugir dos homens do general Ross. É um filme incrivelmente superior ao Hulk de 2003, com um excelente vilão (O Abominável) e várias referências ao universo Marvel. Apesar do trabalho esmerado de Norton, o ator deu muito trabalho pra Marvel e se recusou a participar da divulgação do filme, sendo, por essa razão, limado de futuros projetos no cinema.

Cena pós créditos: Bebendo em um bar, o General Ross é procurado por Tony Stark que tem um convite a fazer.

3

HOMEM DE FERRO 2 (Iron Man 2, 2010) 

 
Com exceção de Terrence Howard, substituído por Don Cheadle, toda turma do original está de volta nesse filme que, em muitos aspectos, é superior ao primeiro. Vemos Tony Stark lutando pra se manter como Homem de Ferro quando descobre que o dispositivo instalado em seu peito para salva-lo, esta envenenando seu sangue e um novo vilão, Whiplash, está disposto a se vingar de Stark. O filme apresenta excelentes cenas de ação, boas piadas e ainda presenteia o fãs com as estreias dos personagens Máquina de Combate e Viúva Negra, interpretada pela bela Scarlett Johansson.

Cena pós créditos: O Agente Coulson, da S.H.I.E.L.D., que participa de todos os filmes da Marvel desde o início, é levado ao novo México quando um estranho objeto é encontrado no meio do deserto. Nada mais, nada menos do que o martelo de Thor.

4

THOR (2011)

O deus do trovão chega ao cinema interpretado por Chris Hemsworth e a Marvel nos leva à Asgard, onde vivem deuses como Odin (Anthony Hopkins) e Loki (Tom Hiddleston). Quando decepciona seu pai, o impetuoso Thor é banido para a Terra, sem seus poderes ou seu martelo, onde terá que aprender uma lição de humildade sem saber que seu irmão, Loki, tem planos para tomar Asgard enquanto promove um ataque contra a Terra e os novos amigos de seu irmão.

Um filme mediano, mas com excelente elenco e direção cuidadosa de Kenneth Branagh. Destaque principal para presença de Natalie Portman como Jane Foster, interesse amoroso de Thor, e por apresentar o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) aos fãs.

Cena pós créditos: Nick Fury apresenta o Tesserac, cubo de energia que pode destruir o mundo, ao Dr. Selving, sem abre que ele está possuído por Loki.

3

CAPITÃO AMÉRICA – O PRIMEIRO VINGADOR (Captain American: the first Avenger, 2011)

O heroi mais chatinho da Marvel, porém de vital importância no seu universo, Capitão América tem sua origem contada em uma aventura ambientada nos anos 40; mérito principal do longa. Chris Evans interpreta Steve Rogers, o sujeito magricela e sem futuro no exército, que tem sua vida mudada quando se candidata a usar o soro do Supersoldado, uma droga criada pelo governo para conferir habilidades especiais a soldados selecionados. Agora como Capitão América, Rogers irá enfrentar a fúria e ambição do Caveira Vermelha.

Cena pós créditos: Nick Fury encontra Steve Rogers na sala de treinamento da S.H.I.E.L.D. e lhe fala sobre os vingadores. Logo em seguida, um teaser do aguardado longa.

4

OS VINGADORES (The Avengers, 2012) 

Não apenas um dos melhores filmes de ação da temporada, Os Vingadores também apresentou o maior grupo de super heróis da Marvel em grande estilo. Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Gavião Arqueiro, Viúva Negra e Nick Fury estão juntos para enfrentar uma ameaça alienígena que pretende tomar a Terra e tem como líder Loki. Antes, porém, de se reunirem contra essa ameaça eles precisam resolver suas próprias diferenças. Perfeito!!! Encerrou a Fase 1 com chave de Ouro.

Cena pós créditos: Duas! Uma apresentando o verdadeiro vilão por trás dos planos de Loki, Thanos, uma espécie de Titã imortal no Universo Marvel, e uma segunda cena mostrando o grupo bem relaxado após a batalha.

5

FASE 2, denominada ‘AVANTE VINGADORES’:

HOMEM DE FERRO 3 (Iron Man 3,  2013) 
mbv
Parece que a “piada” com Tony Stark cansou um pouco nessa segunda sequência, que dá mais ênfase no playboy vivido por Robert Downey Jr do que na figura do Homem-de-Ferro propriamente dita. O vilão, Mandarim, só não foi o mais decepcionante de toda a franquia, porque temos o Ronan em Guardiões da Galáxia.
Nesse novo longa, vemos Tony tentando se reerguer depois da destruição de Nova York em Os vingadores, pelo qual ele se sente em parte culpado. Ao mesmo tempo, ele precisa voltar a ativa como super herói quando uma organização terrorista, liderada por um homem que se auto-intitula Mandarim, começa a ameaçar os EUA.
A cena pós crédito é uma brincadeira, mostrando Tony desabafando com seu médico que, na verdade, é o Dr. Bruce Banner (Mark Ruffalo).
3
THOR: O MUNDO SOMBRIO (Thor: the dark world, 2013)
bnvnvbn
Perto do primeiro filme do Asgardiano, essa sequência melhorou bastante a trama do personagem ao dar um destaque maior à população de Asgard. Quando Malekith, líder dos Elfos Negros, cria um plano que vai destruir os nove reinos e mergulhar o universo num lugar sombrio, Thor precisa se unir a Loki, um prisioneiro em Asgard desde os eventos em Vingadores, para conter essa ameaça.
Nas cenas pós créditos, duas, vemos o Colecionador (personagem de Guardiões da Galáxia) explicando a Volstagg e Sif o perigo de manter duas Jóias do Infinito juntas. Na cena seguinte, quando Thor e Jane voltam para Londres, são seguidos por um dos monstros do filme.
4
CAPITÃO AMÉRICA: O SOLDADO INVERNAL (Captain America: The Winter Soldier, 2014)
2ij8FJL
No melhor estilo dos filmes de espionagem dos anos 60, Capitão América e a Viúva Negra são os protagonistas dessa sequência onde a S.H.I.E.L.D. passa a não ser mais o lugar mais seguro do mundo, uma vez que a HYDRA, organização criminosa ligada aos nazistas, está inserida dentro da superintendência. E para ajudar em seus planos, o ex parceiro do Capitão, Bucky Barnes, retorna como o Soldado Invernal, uma ameaça que não vê limites em sua empreitada contra o grupo de heróis. Agora cabe a Steve Rogers, Natasha Romanoff, Nick Fury e o recém chegado Falcão, enfrentarem sozinhos a organização mais poderosa no planeta, tarefa difícil uma vez que todos estão sendo considerados inimigos públicos. De uma coisa todos estão certos: Nada mais será como antes após o fim da S.H.I.E.L.D.
Sem dúvida o melhor longa da Marvel Estúdios, pois conta com uma história impecável e um elenco em perfeita sintonia.
Nas cenas pós créditos somos apresentados à Mercúrio e Feiticeira Escarlate, novos personagens da franquia, além de descobrirmos o destino de Bucky.
5
GUARDIÕES DA GALÁXIA (Guardians of the Galaxy, 2014)
MV5BMTAwMjU5OTgxNjZeQTJeQWpwZ15BbWU4MDUxNDYxODEx._V1_SX640_SY720_
Todo mundo esperava que esse fosse o primeiro fracasso da Marvel, afinal, Guardiões da Galáxia é uma das franquias menos conhecidas, e apreciadas, dos quadrinhos. Ainda assim, poderosa, a Marvel conseguiu fomentar interesse na história de Peter Quill, um terráqueo que é levado para o espaço quando criança e, já um adulto conhecido como Starlord, se une a um grupo de rejeitados para enfrentar a ameaça de Ronan, cuja posse de uma das Jóias do Infinito o transforma em uma grande ameaça para o universo como um todo. Ronan, que ousou trair o próprio Thanos na sua busca pelo poder, não vai se deixar vencer por um grupo de degenerados. Um dos maiores sucessos de 2014, tem um tom mais de comédia e uma trilha sonora repleta de sucessos de diferentes épocas.
4
VINGADORES: A ERA DE ULTRON (Avengers: Age of Ultron, 2015)
mnbbm
Veja a crítica completa aqui.
A Marvel entregou mais ação do que uma boa história nessa sequência de Os Vingadores, mas ainda assim é sempre empolgante ver seus maiores heróis dividindo a tela grande. Porém, como promete a cena pós crédito, tudo é uma preparação para Guerra Infinita, grande evento da Fase 3 do estúdio.
4
Agora é só respirar fundo e se preparar para HOMEM-FORMIGA que esta semana estreia nos cinemas, encerrando a Fase 2 da Marvel Studios.
marvel_71871
Barbudos-estrelas-legenda-v1.2

1 COMENTÁRIO

  1. discordo da legenda…Hulk com Edward Norton, foi um dos piores filmes da fase 1 marvel e da carreira desse ator talentosíssimo, é um filme fraco, com história fraca que nem ele conseguiu salvar…o outro Hulk, com Eric Bana(que também é chato) ainda é melhor que esse…merecia no máximo um barbudo rsrs

Deixe uma resposta