New York Scene: Afinal, qual a melhor vizinhança?

0
9
views

Vamos lá, quando alguém diz que veio a Nova York está claramente se referindo à Manhattan. Muita gente pensa que Nova York se restringe a ilha e nem sabe que na verdade é um estado imenso, populoso, que faz, inclusive, fronteira com o Canadá. As famosas Cataratas do Niágara, por exemplo, em sua parte americana, se localizam em Nova York. Nova York é um estado com estações de sky, praias, montanhas, florestas e diversas opções de turismo que até mesmo locais desconhecem.

new_york_simple
O mapa do estado de Nova York. Manhattan está lá embaixo, quase nem dá pra ver de tão pequena.
Quando a maioria se refere à Nova York, ela quer dizer Cidade de Nova York. Outro erro comum: A Cidade de Nova York não é apenas Manhattan, mas uma integração das vizinhanças (Boroughs) Brooklyn, Queens, Staten Island, Bronx, além, é claro, da própria ilha. Há uma disputa interna dos moradores de New York City que defendem sua área como a melhor de se viver. Vamos analisar um pouquinho de cada lugar.

___ STATEN ISLAND ___

staten
Vista de uma das praias em Staten Island

Ok, perto das outras vizinhanças essa aqui é quase rural. Mas é justamente esse seu charme. As casas são bonitas, muitas vitorianas, e o aluguel é muito acessível. Muitos músicos escolhem Staten Island como seu refúgio pela paz que o lugar representa. Os restaurantes, além de mais baratos, apresentam cozinhas de vários lugares do mundo. Tem um cemitério de navios assustador e é uma região que preserva sua História. E fica perto o suficiente de Manhattan. Basta pegar a balsa, que passa perto da Estátua da Liberdade, e em 15 minutos você está lá. O melhor de tudo: de graça!

 ___ THE BRONX ___
bronx
Bronx com o estádio do Yankees em destaque
 A vizinhança mais cercada de preconceitos talvez seja o Bronx, por causa de seu passado violento. Mas o lugar que foi berço da cultura Hip-hop tem muito mais a oferecer. Tem o Bronx Museum, tem o lindíssimo Jardim Botânico, o imenso Zoológico, o famoso estádio do Yankees, muitos pontos históricos e lugares de lazer. Certo, durante a noite recomenda-se muita atenção nas ruas e algumas áreas ainda são violentas, mas… Sempre se tem a luz do dia, não é mesmo? Não sei se eu moraria aqui, mas tenho amigos que moram e não trocam o Bronx por nada.

___ BROOKLYN ___

brooklyn
Sessão de cinema ao ar livre no Brooklyn Bridge Park
 Sim, o Brooklyn é imenso e esqueça o que os filmes te vendem: tem mais áreas bonitas e seguras na vizinhança do que parece. Nem tudo é a suja Bed-Stuy, mas recomenda-se saber andar, pois, uma rua errada pode te colocar dentro da região errada. Não que farão algo contra você, mas virão, com certeza, te oferecer algo ilegal. Bom, mas o Brooklyn na verdade é o paraíso de escritores que fazem de Williamsburg ou Dumbo seus refúgios. Aliás, essas áreas super valorizaram nos últimos anos e estão mais caras que Manhattan. Já falei sobre Coney Island aqui anteriormente também, que faz parte do Brooklyn. As casas tem arquiteturas lindas, os bairros oferecem restaurantes aconchegantes e é o bairro com mais paradas de metrô. Passear no Brooklyn Bridge Park, logo abaixo da ponte, é uma experiência que eu recomendo a todos os visitantes. Um picnic visualizando o skyline de Manhattan não tem preço. Eu moraria em Dumbo fácil, fácil…
___ QUEENS ___
queens
A unisfera, perto do Queens Museum
 Meu lugar. Moro em Astoria, na área dos Muçulmanos e Gregos, e não sei se gostaria de me mudar daqui. Gosto da vizinhança, dos parques, da vista que tenho de Manhattan da minha sacada, de estar perto e longe o suficiente de lá. Tenho metrô, restaurantes, cinemas e museus bem perto, num lugar sossegado. Temos o Parque da Unisfera, onde aconteceu a famosa feira de 1969, temos o Museu da Imagem e do Som, que é incrível para cinéfilos como eu… Um parque de esculturas ao ar livre com exibição de filmes em telão durante o verão e que fica lindo coberto da neve do inverno… Pra ser sincero, o único ponto negativo que vejo é o sistema do metrô que às vezes interrompe seu trajeto pra cá. Fora isso, amo muito a vizinhança.

___ MANHATTAN ___

manhattan
Skyline de Manhattan
Super estimada pra mim, cheia de turistas o tempo todo. Caminhar na cidade às vezes é uma prova de paciência, mas eu entendo porquê os turistas acham, erroneamente,  que essa é única New York que vale a pena. Aqui estão marcos como Empire State Building, Times Square, Grand Central Station, Central park, onde estão os shows da Broadway, os Museus principais, as ruas famosas, bairros charmosos como SoHo e Chelsea e… Ok, eu me rendo! Não é tão superestimada assim, mas eu nunca moraria aqui já que pelo preço que eu moro no Queens, num espaçoso apartamento, eu moraria numa pocilga só pelo fútil privilégio de morar em Manhattan.
Resumo da história, quando vir à Nova York, reserve alguns dias para sair de Manhattan e conhecer as áreas vizinhas (ou mesmo ir para o norte do estado). Garanto que não vai se arrepender e vai ter uma New York Experience mais rica! 😉

Deixe uma resposta