2015 – Semana 05: Do reconhecimento do casamento gay a morte de Susana de Moraes

0
8
views

Olá amigos,

Gostaria de compartilhar com vocês algumas notícias que me chamaram atenção nesta semana de 25 de janeiro à 31 de janeiro de 2015.

O rei da Espanha figura em capa de revista gay
noticias-gays_rei-Felipe_VI
Rei Felipe VI na capa de revista gay

A primeira notícia vem da Europa. O rei da Espanha, Rei Felipe VI, posou para a capa de uma revista gay. A ideia é promover a Fitur, feira de turismo que acontece entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro em Madri.

O rei, desde que assumiu o trono, tem prometido respeito aos gays e em dezembro Felipe VI já havia convidado representantes da Federação Estatal de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans e a Fundação Triângulo, que também se dedica aos direitos gays, para uma recepção no palácio El Pardo.

Portanto, vida longa ao rei.

Via

O Papa recebe homem transexual e sua namorada
Papa Francisco
Papa Francisco

Mais uma vez o Papa Francisco mostrou-se uma papa revolucionário. Após receber cartas com reclamações de Diego, um homem transexual, que depois da cirurgia passou a ser discriminado pelo pároco de sua cidade, o Papa resolveu recebê-lo junto com sua namorada na residência de Santa Marta.

O conteúdo do encontro não foi divulgado pelo Vaticano, mas mantém acesa a chama da esperança no coração de tantos integrantes da sigla LGBT que são cristãos e tem a necessidade da igreja para executar sua fé.

Via

Estreia o documentário sobre Cassia Eller

Estreou na quinta-feira, dia 29/01, o documentário sobre Cassia Eller que contêm vídeos de seus shows, depoimentos dela e de seus amigos.

Nele descobrimos algumas particularidades como, por exemplo, o dia em que ela fugiu do empresário e foi fazer um show no interior com ingressos a R$ 3,00.

O documentário já está nos principais cinemas do país.

Veja, a seguir, o trailer dele:

Via

Ator Joel Grey sai do armário aos 82 anos
Joel Grey
Joel Grey

Nunca é tarde para sair do armário.

O ator Joel Grey, vencedor do Oscar pelo seu papel em “Cabaret”, onde contracenou com Liza Minnelli, e que foi casado com a atriz Jo Wilder por 24 anos, revelou publicamente nesta quarta-feira (28) que é gay.

O ator de 82 anos, que é o pai da atriz Jennifer Grey e também tem um filho, disse à revista People que sua família e seus amigos sabem sobre sua sexualidade.

Jennifer Grey, mais conhecida pelo seu papel em “Dirty Dancing” (1987), com Patrick Swayze, disse à revista “People” que estava satisfeita com o fato de o pai se sentir confortável e seguro o suficiente para declarar a sua sexualidade publicamente.

Via

Chile reconhece união civil entre pessoas do mesmo sexo
Chile reconhece união igualitária
Chile reconhece união igualitária

Na quarta-feira, dia 28/01, o congresso chileno reconheceu o direito de união civil para heterossexuais e homossexuais. Até então no país só havia o casamento entre pessoas de sexo opostos.

A união civil dá direitos de compartilhar bens em nível jurídico, receber heranças e pensões, entre outros. A adoção por casais homossexuais não está inclusa no projeto.

Desta forma, o Chile se soma a outros países sul-americanos, como Brasil, Colômbia e Equador, que permitem as uniões civis entre homossexuais, e com a Argentina e o Uruguai, que reconhecem o casamento gay.

Dia 29 de janeiro foi celebrado o Dia da Visibilidade Trans
Visibilidade Trans
Visibilidade Trans

Aproveitando o Dia da Visibilidade Trans, no dia 29 de janeiro, algumas prefeituras lançaram projetos específicos para o movimento LGBT.

Em Belo Horizonte, por exemplo, foi lançado o projeto “BH sem homofobia”, cujo principal foco é defender os direitos dos cidadões LGBT. O projeto conta com um comitê formado por sete secretárias e representantes dos movimentos LGBT que monitorarão todas as ações a serem realizadas.

O Centro de Referência pelos Direitos Humanos e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CRLGBT) de Belo Horizonte é vinculado à Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Espírito Santo, 505, 12º andar, no bairro Centro. O telefone de contato é (31) 3277-4128. Informações também podem ser obtidas pelo e-mail crlgbtbh@pbh.gov.br.

Já em São Paulo a prefeitura pagará um salário mínimo para cem travestis que voltarem a estudar e se matricularem em cursos técnicos do Pronatec.

Para receber o auxílio, elas precisam comprovar presença e ao final do curso serão encaminhadas para o mercado de trabalho.

Achei a ideia maravilhosa e acho justo essa oportunidade a comunidade Trans, que dentre todos os integrantes da sigla LGBT são as que tem sofrido mais preconceito e quase não tem oportunidades de emprego.

O governo federal também anunciou que a partir do segundo semestre deste ano acrescentará ao questionário de vítimas de violência perguntas para levantar dados de crimes homófobicos. O questionário é preenchido por todos que buscarem atendimento na rede pública e privada de saúde.

As perguntas englobarão a orientação sexual do paciente e a identidade de gênero. Por meio deste questionário será possível identificar casos de homofobia no atendimento das vítimas, atualmente negligenciado e escondido em meio a outros tipos de violência.

Via; Via;  Via;

Morre Susana de Moraes, filha de Vinícius de Moraes e esposa de Adriana Calcanhoto
Susana de Moraes
Susana de Moraes

Susana de Moraes, filha de Vinicius de Moraes e esposa da cantora Adriana Calcanhoto faleceu aos 74 anos vitima de um câncer no endométrio.

Adriana, em nota, lamentou a morte da esposa com quem conviveu por 26 anos, mas que só teve sua formalização em 2010.

Alguns veículos de comunicação apresentaram Susana apenas como companheira de Adriana, e não como esposa.

Via

ABGLT completa 20 anos
ABGLT
ABGLT

A ABGLT surgiu em Curitiba no dia 31 de janeiro de 1995 e, portanto, completou 20 anos neste 2015.

A organização promove ações que garantam a cidadania e direitos humanos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e demais gêneros ainda não-catalogados por todo país.

Atua internacionalmente também e tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas.

Parabéns a todos que trabalham e apoiam essa luta que na verdade deve ser a luta de todos nós.

Via

E na semana que vem eu volto com mais informações.

Abraços, Sam.

 

Deixe uma resposta