O beijo gay da novela e o projeto #GayPropaganda

0
7
views

Sexta-feira passada, dia 31-01-2014, não foi só o final do primeiro mês deste ano que acabou, mas também a espera de muitos para ver na emissora de televisão de maior audiência desse país um beijo de amor entre duas pessoas do mesmo sexo, estampado claramente em seu principal folhetim.

Não foi o primeiro beijo gay na televisão brasileira, e nem foi tão apaixonado quanto poderia se esperar pela trama, mas aconteceu e foi um passo que pode abrir mais caminhos para finalmente vermos nossa realidade e identidade representada em mais obras culturais de cunho popular.

O fato me fez pensar sobre o quanto caminhamos até aqui para finalmente vermos essa tímida demonstração do nosso amor, mas instantaneamente também me fez lembrar em como o mundo ainda passa por um grande desafio, pois ainda existem muitas pessoas nesse planeta (e no nosso país, mais especificamente) carentes de evolução para aprender a respeitar e coexistir com as diferenças, mais especificamente com a multiplicidade do amor.

Casos extremos na África e até mesmo os absurdos impostos pelo governo russo, são provas mundiais de como nossa espécie ainda é primitiva quando o assunto são as liberdades individuais de amar, viver e ser feliz.

No Brasil também verdadeiras demonstrações de ódio e intolerância vem sendo promovidas por bárbaros, muitas vezes em nome de uma fé que deveria ser baseada no amor e na caridade.

“Respeitar ao próximo como a ti mesmo” cada vez mais se torna uma frase vazia, sem efeito, repetida sem pensar e sem agir.

Mesmo assim, neste momento junto-me ao coro com alegria para celebrarmos o acontecimento, parabenizando todos os que lutaram em paradas, com seus livros, suas histórias, seus rostos e suas lutas diárias para construir o caminho que nos trouxe até aqui e ainda renovo minha fé para que o futuro traga ainda mais respeito entre as pessoas.

Contudo, não posso terminar esse desabafo sem relembrar o quanto ainda temos de avançar e o quanto ainda temos de lutar para construir esse futuro melhor, onde nossa forma de amar seja realmente respeitada.

Para representar essa luta que ainda temos pela frente, escolhi dois vídeos do projeto #GayPropaganda, para assim não nos esquecermos de vigiarmos e de continuarmos firmes e fortes por um mundo com mais justiça e igualdade.

Licença Creative Commons
Esta obra de Heller em Chilliwiki, foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Referências
GayPropaganda Youtube;

Deixe uma resposta