Oficina literária Ninho de Escritores abre inscrições para segundo semestre

0
8
views

Escrever é o resultado de um inquietante desejo, por vezes até dolorido, que só se aquieta quando finalmente expressamos ele em algum forma literária.

Para quem entende bem esse sentimento, o projeto Ninho de Escritores fará todo sentido.

Criado e administrado pelo escritor Tales Gubes, o projeto se destina para aqueles que querem compartilhar experiências, se aperfeiçoar na atividade de escrever e ainda criar uma útil rede de relacionamentos.

O conceito é reunir um grupo de apaixonados pela arte de escrever para atividades literárias, bate-papo, estudo de teorias e até análises de textos. Dentro desse objetivo o site do projeto apresenta as seguintes bases para o desenvolvimento dos encontros:

Ambiente acolhedor para experimentação literária:

Escrever é colocar uma parte de nós no mundo para ser olhada e, muitas vezes, criticada pelos outros. O Ninho de Escritores cria um ambiente seguro para que as pessoas possam se conhecer enquanto escritoras e experimentar poeticamente sem medo do resultado.

Exercícios semanais com críticas individuais e coletivas:

Serão propostos exercícios individuais, que serão lidos, revisados e comentados no encontro seguinte, pautando as discussões coletivas sobre os temas que estiverem mais latentes na escrita do grupo.

Acompanhamento individual de processo literário:

Como meta sugerida (mas não obrigatória), cada participante do Ninho de Escritores poderá ser acompanhado no processo de escrita de um conto, vivenciando todas as etapas do processo criativo, da concepção da ideia até a edição pós-escrita.

Leituras críticas e debates em grupo:

Escritores aprendem sobre seu ofício não somente por meio da prática, mas também da leitura e análise de obras literárias. Dentro do Ninho de Escritores, trabalharemos com técnicas para aproveitar melhor nossos momentos dedicados à leitura.

Estudos de técnicas de escrita criativa:

Escrever envolve diferentes técnicas, que serão analisadas, discutidas e compartilhadas dentro do Ninho de Escritores, de modo a ampliar as habilidades literárias de cada um dos participantes.

Segundo o administrador do projeto, o Ninho de Escritores é norteado por três grande pilares:

1. Quem conta:

A pessoa por trás das letras é fundamental para compreender o que será escrito. Quais são os hábitos e as práticas que podem ajudar uma pessoa a se assumir escritora? Que tipo de experiências, memórias e percepções podem ser transformadas em criação literária?

2. O que conta:

Quando escrevemos, o mosquito da dúvida geralmente ataca. “Será que isso dará uma boa história?”. Entender o que diferencia uma boa história de um acontecimento qualquer é parte do trabalho de escrever.

3. Como conta:

Não basta ter uma boa história nas mãos. Uma mesma história pode ser contada de infinitas formas e cada uma delas afetará de forma diferente os leitores (cada um com sua bagagem particular).

Ao todo serão 8 encontros, toda quinta feira, entre os meses de agosto e setembro de 2014 realizados na Laboriosa 89.

Confira, a seguir as datas e os valores:

Se você se interessou, não perca tempo e inscreva-se agora no projeto.

E no mais continuemos firmes e fortes.

Referências
Tales Gubes Blog; Ninho de Escritores Inscrição; Laboriosa 89;

Deixe uma resposta