Sean M. Johnson faz obras em homenagem a barba e ao mundo ursino

1
16
views
Sean M. Johnson

Sean M. Johnson faz obras em homenagem a barba e ao mundo dos ursos gays mostrando a delicadeza, a sensualidade e o erotismo do nosso amor grandão e peludo.

Quando eu decidi criar um espaço digital onde eu pudesse, por exemplo, apresentar e discutir, sem receios, a nudez, o erotismo, o afeto, o carinho, o amor e a sensualidade humana voltada para a homoafetividade e para o homoerotismo, eu senti certo receio de ser julgado como vulgar, puramente pornográfico ou perder o sentido poético por traz do meu olhar sobre esses aspectos da vida humana.

Tenho superado esse receio gradativamente e venho me soltando também gradativamente, para assim discutir aqui, em Chilliwiki, mais amplamente sobre esses assuntos da forma mais natural e livre possível.

Foi nesse sentido que, ao me encontrar digitalmente com o artista Sean M. Johnson (1982), tudo me pareceu mais claro.

O trabalho do estadunidense é de uma delicadeza tocante, e ainda assim traz em sua construção uma sensualidade provocante e envolvente. Aliás, um trecho da apresentação em seu site me fez sentir um leve arrepio provocado provavelmente por alguma empatia:

“Quando uma pessoa luta contra sua identidade, essa preocupação produz um conflito perpétuo entre a fantasia e a realidade. Isso se manifesta em um processo contínuo de vontade de sair (vivenciar essa identidade). A luta para sair impõe então uma fina fronteira que coloca a fantasia e a realidade como opostos entre o que desejamos e a experiência do que é real. A fantasia se torna assim uma nova forma de realidade, um desejo ou fetichização de como queremos que nossa realidade realmente seja” (adaptação do texto original de acordo com a minha visão).

E é nesse sentido que o Johnson vem desenvolvendo seu trabalho, construindo vídeos e fotografias que brincam com seus próprios desejos e anseios.

Mais especificamente, o artista procura em seu trabalho capturar a fantasia e entregá-la como uma realidade possível por meio das telas dos computadores, por exemplo, o que protege essa fantasia da realidade permitindo-nos vivenciá-la sem as possíveis restrições do medo.

Um de seus trabalhos icônicos nesse sentido é o projeto Beard Love (Amor por Barbas), no qual o artista brinca com o fetiche por barba no universo gay, construindo obras que atraem, apaixonam e nos fazem refletir sobre vários aspectos.

Para os que, como eu, também são apaixonados por barbas a série pode ser uma verdadeira tortura caso você não tenha um barbudo ao seu lado para extravasar a tensão criada pela exploração desse fetiche.

Mas em vários aspectos é uma obra deliciosa.

Outro trabalho incrível de Johnson que me tocou profundamente foi Hold, uma obra audiovisual em que o simples ato de segurar o outro no peito e acaricia-lo é capaz de transportar o espectador para além da realidade, direto para uma fantasia talvez muito almejada.

Além desses dois projetos, outras empreitadas do artista consomem sem dó as fantasias, os desejos e a própria identidade homossexual, portanto é sempre válido visitar o canal do artista no e se perder um pouco.

Referências
Sean M. Johnson Site; Sean M. Johnson Youtube; Projeto Beard Love;

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta