Em busca de mim mesmo de Sérgio Viula

1
11
views
Servio-Viula_Em-Busca-De-Mim-Mesmo_2014B
Capa do Livro

Ficha Técnica
Autor: VIULA, Sérgio.
Título: Em Busca de Mim Mesmo
Edição:
Local de Publicação: Rio de Janeiro
Editora: Livre Expressão
Ano: 2010
Número de Páginas: 148

“Existem pessoas que passam a vida toda adiando a felicidade. Parecem temer as consequências de assumir riscos, de serem como realmente são e não como os outros gostariam que elas fossem” (VIULA, 2010, p. 114).

Aqueles que foram criados em meio aos muros das religiões cristãs sabem o quanto é difícil abandonar seus dogmas em busca da liberdade que trará a verdadeira felicidade.

É neste aspecto que o autor Sérgio Viula do Fora do Armário toca ao apresentar sua história com a religião, os conflitos com sua sexualidade e sua luta para se libertar desses dogmas e viver plenamente sua identidade.

Em quatorze capítulos, o autor conta um pouco sobre sua trajetória em meio às religiões que pregam a reversão da homossexualidade em prol da heterossexualidade. O próprio autor fez parte do grupo MOSES, que evangelizava essa “cura” de forma bastante ativa e contundente.

Baseado então em sua experiência e no contato que teve com outros religiosos e religiões, Sérgio demonstra como a ideia de cura é desnecessária e equivocada, fragilmente fundamentada em alegorias e crendices repletas de falta de conhecimento e medo.

Em alguns trechos o ensaio é bem direto ao analisar pontos fundamentais das religiões, o que pode ser chocante para quem ainda carrega alguma doutrina cristã consigo, porém é uma excelente oportunidade para quem quer se libertar do pesado fardo imposto por anos de discursos adestradores.

Pincelando com sua história religiosa, Sérgio ainda apresenta um pouco como sua vida pessoal foi mudando enquanto ele se libertava dos grilhões religiosos e saía de um sufocante armário para uma vida livre e feliz. As batalhas neste sentido não foram fáceis, mas o autor deixa claro que valeu a pena.

Na dedicatória, o autor escreveu “Desejo que esta seja uma leitura enriquecedora e desafiante”, e eu posso dizer que realmente assim o foi.

Não perca a oportunidade de ter esta obra em sua estante de livros com temática gay.

A seguir, veja algumas citações do livro que mais me tocaram.

Trechos Selecionados

“A igreja levou anos me adestrando como um animal selvagem que se queira domesticar […] O método que combina castigo e recompensa usado no meu adestramento de fé havia dado resultado – pelo menos até então” (VIULA, 2010, p. 25).

“Deus e o diabo podem ser boas desculpas para ficarmos inertes diante dos desafios da vida, atribuindo eventuais sucessos ou fracassos a alguém além de nós mesmos” (VIULA, 2010, p. 29).

“Se o homossexual foi transformado, por que é que ele continua se sentindo insuportavelmente atraído por pessoas do mesmo gênero?” (VIULA, 2010, p. 33).

“Uma pessoa heteroerótica não deixa de ser heterossexual por estar em abstinência sexual. Será que o homossexual deixa de ser gay quando, na verdade, mata um leão por dia para não transar com alguém do mesmo sexo?” (VIULA, 2010, p. 39).

“Sair da igreja é mais fácil do que tirar a igreja de dentro de si” (VIULA, 2010, p. 78).

“Somos seres racionais e não precisamos agir como vaquinhas de presépio que abaixam suas cabeças em sinal de assentimento toda vez que alguém diz bobagens em nome de Deus ou do diabo” (VIULA, 2010, p. 79).

“Existem pessoas que passam a vida toda adiando a felicidade. Parecem temer as consequências de assumir riscos, de serem como realmente são e não como os outros gostariam que elas fossem” (VIULA, 2010, p. 114).

Referências
Livro Em Busca de Mim Mesmo;

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta