Urso gay (gay bear) – Homens peludos, grandes, sensuais e muito fofos

0
24
views
urso gay bear

Urso gay (gay bear) é um homem gay que deixa os pêlos no corpo, usa barba e é gordo.

Existem variações de estilos e pesos que recebem nomes diferentes.

Sabemos que vivemos em uma sociedade cultivadora da estética construída em academias e centros de beleza.

E eu mesmo já disse não ser contra quem busca esse caminho e galga aquele corpo musculoso com direito a barriga tanquinho, afinal no mundo tem espaço para todos.

Porém é justamente para reforçar este ‘espaço para todos’ que também falo constantemente aqui em Chilliwiki de homens bonitos que fogem desse padrão estético.

Alias, eu sempre preferi mais os gordinhos aos magrinhos, portanto não foi surpresa me encantar e me entregar ao mundo ursino assim que soube de sua existência.

Mas afinal, quem são esses homens ursos que tanto me encantam?

Para entender melhor essa vertente cultural dentro do universo LGBT, para contar para vocês mais sobre este universo.

Urso Gay (Gay Bear) – O ínicio

A primeira vez que o conceito de Bear (urso) apareceu publicamente, foi no artigo de George Mazzei para a revista The Advocate em 26 de julho de 1979.

O artigo, que também trazia ilustrações do cartunista Gerard Donelan, categorizava tipos de gays e lésbicas relacionando-os com animais comumente vistos em zoológicos.

Com o nome Who’s who at the Zoo? (Quem é quem no zoológico), o artigo ainda relacionou gays a diversos animais como corujas, cisnes, gatos e outros.

Veja a seguir a página do artigo que aborda os ursos (em inglês):

Urso Gay (Gay Bear)

Atentos a isso, Richard Bulger e seu parceiro Chris Nelson trabalharam para criar a revista Bear Magazine, lançada em 1987.

A revista deu ainda mais força para a tipificação proposta por Mazzei e ganhou ainda mais detalhamento entre os fãs dos gordinhos peludos.

Contudo, a questão principal do da comunidade ursina ainda está na aceitação do seu corpo em oposição aqueles ideais de estética que vemos diariamente, ou seja, homens magros, musculosos e sem pelos.

Desse modo, a cultura ursina abriu para muitos homens gays a possibilidade de vivenciar sua sexualidade sem ter que mudar radicalmente sua aparência, gostos ou atitudes.

Na época de sua ascensão, por exemplo, o mundo ursino democratizou e abriu novas opções para homens americanos ruralistas, que não se achavam dentro do mundo gay urbanizado.

O conceito chegou ao Brasil no final da década de 1990, formando seus primeiros clubes e eventos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife.

Hoje a cultura dos ursos é bem difundida e cresce ainda mais neste momento em que há uma busca na moda por homens com barba, item fundamental na cultura ursina.

Aliás, o recente movimento estético do lumberssexual, inspirado no lenhador americano, já está presente na cultura ursina desde seu início.

Muitos ursos se inspiraram na estética do lenhador para compor seu visual e comportamento.

Mesmo o distanciamento que este homem tem ao exercer sua profissão, foi relacionado com a reclusão que os homens ursos tinham do universo gay, devido ao seu peso.

De modo geral, podemos entender o homem urso como o indivíduo que mantém seus pelos corporais e a barba.

Alguns podem ser bem gordos e pesados, porém dentro da cultura ursina também existem os mais magros.

Com o crescimento deste movimento, seus adeptos foram ganhando alguns códigos para defini-los melhor dentro da cultura.

Urso Gay (Gay Bear) – Alguns tipos:

Urso Gay (Gay Bear)
Urso Gay (Gay Bear)

Bear (Urso): Homem que mantém os pelos corporais, a barba e é gordo. Importante ressaltar que no universo ursino, os mais maduros podem ser considerados mais atraentes.

Urso Gay (Gay Bear)
Urso Gay – Cub

Cub (Filhote): Homens bem jovens com características ursinas ou que curtem se relacionar com ursos.

Urso Gay (Gay Bear)
Urso Gay – Lontra

Lontra: Homem peludo e de barba, mas que é magro.

Urso Gay (Gay Bear)
Urso Gay – Daddy

Daddy: Ursos mais maduros normalmente atraídos por homens mais jovens, ou seja, pelos filhotes (cubs).

Urso Gay (Gay Bear)
Urso Gay – Chaser (à esquerda)

Chaser (Caçador): Homem sem as características de urso, mas que é atraído por eles, ou seja, é um caçador de ursos. Daí seu nome, cuja tradução literal é caçador.

Urso Gay - Daddy
Urso Gay – Musclebear

Musclebear: Ursos musculosos e fortões.

Urso Gay - Daddy
Urso Gay – Chub

Chub: Homens mais gotdos. Os Chubs têm uma cultura à parte e podem ou não se identificar com o mundo ursino. Nem todos os chubs são peludos.

Estes são alguns exemplos, mas ainda é possível encontrar mais definições dentro da cultura ursina, porém, para evitar virar uma sopa de letrinhas, acredito ter apresentado as mais conhecidas.

Urso Gay (Gay Bear) – Bandeira:

A cultura dos ursos também tem sua própria bandeira, vista abaixo. Ela é composta de sete faixas coloridas com uma pata de urso à esquerda.

Cada uma das faixas tem uma representação. As primeiras, nas cores marrom, laranja, amarela e creme representam diferentes etnias, cor de pele e cor de cabelo dos homens ursos.

As três últimas, nas cores branco, cinza e preto representam os pigmentos dos pelos ursinos.

É importante ressaltar que podemos encontrar dentro da cultura ursina algum preconceito à feminilidade de parte dos homossexuais, isso pode ser devido sua própria estrutura, voltada aos comportamento mais primitivo do homem, como pode ser resquícios do machismo.

De qualquer maneira, isso não está presente em todo o mundo ursino e eu vejo uma crescente aceitação dos ursinhos mais delicados dentro da cultura.

Eu mesmo assumo ter sido muito bem aceito dentro dos eventos de urso, aliás foram minhas melhores experiências dentro do mundo gay.

O evento que mais frequento dos ursos, aqui em São Paulo, é a festa Ursound que acontece em alguns finais de semana dentro do mês.

E para fechar esse texto, escolhi o vídeo do Tom Goss onde ele fala justamente da atração pelos ursos.

Tom, aliás, está atualmente casado com um ursão.

E no mais, continuemos firmes e fortes.

Referências
The Advocate; Woof Brasil; Wikipédia Pt; Wikipédia En; Tyler Blair Tumblr; Tyler Blair Site; Tyler Blair Instagram;

Deixe uma resposta