Verdades e Mentiras sobre o imigrante ilegal nos EUA

0
10
views

Algumas pessoas me perguntam o que caracteriza alguém como imigrante ilegal nos Estados Unidos. Bom, cada caso é um caso, mas na grande maioria das vezes a pessoa se torna ilegal no país quando ultrapassa o período que lhe é assinalado no passaporte no momento de sua entrada mo país. Período esse que varia entre um dia até seis meses. Como eu disse, cada caso é um caso. Mesmo que seu visto tenha validade de 10 anos, o que vale é o tempo de estada que eles lhe permitem na sua entrada.

Mas qual é a regra para a quantidade de dias assinaladas pela imigração? Bom, regras, se é que elas existem, só eles saberiam dizer. Muitas pessoas que para nós pareceriam suspeitas não são paradas nos aeroportos e algumas outras são. Impossível mesmo estabelecer um padrão, mesmo pra mim que já fui e voltei dos EUA algumas muitas vezes.

Muita gente tem vontade de vir para os EUA e se aventurar, sem medo mesmo de ficar ilegal. Vamos a algumas verdades e mentiras sobre o status ilegal.

* Você perde o direito de voltar ao Brasil. (Mentira) – Você pode voltar ao Brasil a qualquer momento, afinal, é seu país de origem. O que você pode perder é seu direito de voltar aos EUA, pois, para todos os efeitos, você violou um voto de confiança e isso te torna inelegível para retornar ao país, mesmo com seu visto ainda válido.

* Você não tem acesso a bons hospitais (Verdade) – A menos que você esteja disposto a pagar muito caro por um plano de saúde ou por um atendimento particular. Na prática o que mais se vê entre os ilegais é o medo de ficar doente e precisar ir para hospitais, pois, para um braço quebrado, por exemplo, a consulta não sai por menos de 2.000 dólares.

* Você não pode pegar avião pra viajar dentro do país (Mentira) – Se a viagem não for internacional, a pessoa pode ir e vir dentro do país o quanto quiser. Só manter a validade do passaporte.

* Você não consegue trabalhar (Mentira) – Bom, talvez você não conseguirá o seu emprego dos sonhos, mas trabalho você com certeza conseguirá. Muitos lugares pagam off books, ou seja, você vai receber seu dinheiro, mas sem maiores direitos.

* Você não conseguirá alugar casa ou abrir conta no banco (Mentira) – Até comprar casa você consegue. Você sem documentos só não vai conseguir mesmo um empréstimo bancário ou ter direito a um cartão de crédito.

* Você vai andar sempre com medo da imigração te encontrar e te mandar de volta (Mentira) – Acredite, o governo sabe exatamente aonde estão os imigrantes ilegais e o que eles estão fazendo. Se mandarem todos de volta, quem vai fazer o serviço que os americanos não querem fazer? A economia vai pro buraco! A menos que o imigrante não se envolva em práticas criminosas e ilegais, ninguém vai perturba-lo!

* Eventualmente você pode conseguir a cidadania (Verdade) – Nada impede de que aconteça. Existem várias maneiras de conquistar a cidadania, seja pelo trabalho duro onde o imigrante faz muito dinheiro e estabelece um negócio próprio na cidade, seja pelo casamento. Um bom advogado vai saber como guiar o imigrante pelo melhor caminho.

Agora se a pergunta que me fazem é se eu aconselharia alguém a vir e ficar ilegalmente no país, minha resposta por diversos fatores é um sonoro NÃO. Nada que lhe prive do seu direito de ir e vir a qualquer lugar faz bem. E só de imaginar não poder ver minha família quando eu quiser e depois retornar pra cá mexe muito comigo. Conheço várias pessoas divididas entre esses dois mundos e não gostaria de ser um deles sob nenhuma hipótese. Portanto, venham e fiquem aqui legalmente! Mesmo que por ventura tenham que voltar ao seu país de origem por um tempo, faça isso! Não perca a chance de voltar aos EUA futuramente por causa de uma má decisão!

Deixe uma resposta