Downton Abbey o filme: um presente para os fãs da série

Downton Abbey o filme é uma adaptação para o cinema da série de televisão de mesmo nome criada pela inglesa Julian Fellowes.

A série inglesa conta a história da família Crawley, proprietária de um vasto território na Inglaterra rural do início do século XX, com seus muitos altos e baixos.

O filme se concentra em um momento específico da família em que eles hospedam em seu castelo o rei e a rainha da Inglaterra durante uma viagem real.

De modo geral, o filme parece um especial do seriado, mantendo seu elenco original e dando continuidade a narrativa já bem conhecida pelos fãs.

Mas quem não acompanhou a série não vai se sentir perdido no longa, pois a história é bem amarrada e funciona bem mesmo sem referências anteriores.

Contudo, para quem tiver as referências tudo deve ser mais especial. Para mim, por exemplo, o longa foi um presente saudosista depois de um tempo longe das seis temporadas.

Aliás, para quem não viu a série, o filme conseguiu usar bem o pano de fundo (a visita da realeza) para dar um bom overview de quase todos os dramas e elaborações abordadas durante as temporadas, incluindo alguns finais surrealmente doces e felizes.

Para mim também exigiu algum esforço para me distanciar de novo da subserviência demonstrada pelos empregados lembrando que retratava um outro país, um outro período com outra mentalidade e valores.

Mesmo assim às vezes me deu uma vontade de gritar um “abaixo a monarquia” no meio do filme.

De resto foi gostoso passar as 2 horas de filme revendo os personagens, as traquinagens da matriarca da família e as lindas imagens do Castelo de Highclere onde foram feitas as filmagens.

Assim Downton Abbey o filme desponta como uma boa dica para quem quiser se entreter ou matar as saudades da família Crawley.

Deixe uma resposta

Rolar para cima