Imigrante ilegal nos EUA: Verdades e Mentiras

Imigrante ilegal nos EUA: Verdades e Mentiras sobre pessoas que atravessam a fronteira de forma não oficial.

Algumas pessoas me perguntam o que caracteriza alguém como imigrante ilegal nos Estados Unidos.

Bom, cada caso é um caso, mas na grande maioria das vezes a pessoa se torna ilegal no país quando ultrapassa o período que lhe é assinalado no passaporte no momento de sua entrada mo país. Período esse que varia entre um dia até seis meses.

Como eu disse, cada caso é um caso. Mesmo que seu visto tenha validade de 10 anos, o que vale é o tempo de estada que eles lhe permitem na sua entrada.

Mas qual é a regra para a quantidade de dias assinaladas pela imigração? Bom, regras, se é que elas existem, só eles saberiam dizer.

Muitas pessoas que para nós pareceriam suspeitas não são paradas nos aeroportos e algumas outras são. Impossível mesmo estabelecer um padrão, mesmo pra mim que já fui e voltei dos EUA algumas muitas vezes.

Muita gente tem vontade de vir para os EUA e se aventurar, sem medo mesmo de ficar ilegal. Vamos a algumas verdades e mentiras sobre o imigrante ilegal nos EUA.

* Você perde o direito de voltar ao Brasil. (Mentira) – Você pode voltar ao Brasil a qualquer momento, afinal, é seu país de origem. O que você pode perder é seu direito de voltar aos EUA, pois, para todos os efeitos, você violou um voto de confiança e isso te torna inelegível para retornar ao país, mesmo com seu visto ainda válido.

* Você não tem acesso a bons hospitais (Verdade) – A menos que você esteja disposto a pagar muito caro por um plano de saúde ou por um atendimento particular. Na prática o que mais se vê entre os ilegais é o medo de ficar doente e precisar ir para hospitais, pois, para um braço quebrado, por exemplo, a consulta não sai por menos de 2.000 dólares.

* Você não pode pegar avião pra viajar dentro do país (Mentira) – Se a viagem não for internacional, a pessoa pode ir e vir dentro do país o quanto quiser. Só manter a validade do passaporte.

* Você não consegue trabalhar (Mentira) – Bom, talvez você não conseguirá o seu emprego dos sonhos, mas trabalho você com certeza conseguirá. Muitos lugares pagam off books, ou seja, você vai receber seu dinheiro, mas sem maiores direitos.

* Você não conseguirá alugar casa ou abrir conta no banco (Mentira) – Até comprar casa você consegue. Você sem documentos só não vai conseguir mesmo um empréstimo bancário ou ter direito a um cartão de crédito.

* Você vai andar sempre com medo da imigração te encontrar e te mandar de volta (Mentira) – Acredite, o governo sabe exatamente aonde estão os imigrantes ilegais e o que eles estão fazendo. Se mandarem todos de volta, quem vai fazer o serviço que os americanos não querem fazer? A economia vai pro buraco! A menos que o imigrante não se envolva em práticas criminosas e ilegais, ninguém vai perturba-lo!

* Eventualmente você pode conseguir a cidadania (Verdade) – Nada impede de que aconteça. Existem várias maneiras de conquistar a cidadania, seja pelo trabalho duro onde o imigrante faz muito dinheiro e estabelece um negócio próprio na cidade, seja pelo casamento. Um bom advogado vai saber como guiar o imigrante pelo melhor caminho.

Agora se a pergunta que me fazem é se eu aconselharia alguém a vir e ficar ilegalmente no país, minha resposta por diversos fatores é um sonoro NÃO. Nada que lhe prive do seu direito de ir e vir a qualquer lugar faz bem. E só de imaginar não poder ver minha família quando eu quiser e depois retornar pra cá mexe muito comigo. Conheço várias pessoas divididas entre esses dois mundos e não gostaria de ser um deles sob nenhuma hipótese. Portanto, venham e fiquem aqui legalmente! Mesmo que por ventura tenham que voltar ao seu país de origem por um tempo, faça isso! Não perca a chance de voltar aos EUA futuramente por causa de uma má decisão!

2 comentários em “Imigrante ilegal nos EUA: Verdades e Mentiras”

  1. Andy Quer dizer que: “Você não consegue trabalhar (Mentira) – Bom, talvez você não conseguirá o seu emprego dos sonhos, mas trabalho você com certeza conseguirá. Muitos lugares pagam off books, ou seja, você vai receber seu dinheiro, mas sem maiores direitos” Me fala onde que estão esses trabalhos para imigrantes ilegais os chamados por vc de “of Book” Eu não preciso seria para uma amiga. Até onde eu sei meu amigo o cerco aos imigrantes ilegais nos dias de hoje está se fechando cada vez + caso vc não sabia vou te contar pra cada trabalhador ilegal que for pego em um determinado estabelecimento on dono terá que desembolsar $10.000!!! Aí o dono vai falar que são trabalhadores “off book” desculpe + isso não existe. Abrir conta em banco nos dias de hoje meio difícil. Alugar casa/apartamento só se for com um dono que não vai te pedir muito documento… pq se souber que vc e um imigrante sem documento a maioria hoje em dia não quer alugar. Comprar casa/apartamento sem documento até que vai poder (sempre à vista lógico) mais faltou vc acrescentar que todos os impostos etc. do imóvel vão sair bem + caros por conta da pessoa estar ilegal no país e que ter um imóvel próprio na América não da direito a pessoa viajar para o seu país. (a maioria pensa que sim!) As pessoas já de por si pelo fato de estarem ilegal no país tem um certo medo lógico e volto a te falar a imigração está dando rodadas sim não tente iludir quem está querendo vir para a América. Se vc não sabia em alguns estados americanos a polícia está sim autorizada a perguntar seu status migratório se for preciso. A consulta de um médico não sai por $2.000 a não ser que vc nesse preço vc esteja englobando tudo (consulta, radiografias, gesso…). Essa aqui e para vc não acredita nesses off books, book offs pq e mentira! Vc com visto de turista na América só vai poder turistar!!! E ilegal vc trabalhar sem ter um permit work ou permanet Resident Card. A verdade é que se vc for pego trabalhando ilegalmente será deportado + antes vai ficar uns dias ou meses preso onde também será enquadrado e perderá o direito de entrar na América novamente. Quer dizer vc diz Andy faça o que eu digo não faça o que eu faço não é verdade?

Deixe uma resposta

Rolar para cima