Destino: Paraty (RJ)

Paraty é um município do Estado do Rio de Janeiro conhecido principalmente pelo seu centro histórico preservado o que entre outros aspectos lhe concedeu o título de patrimônio cultural e natural da humanidade.

O título é dado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e se estende a Ilha Grande, que é uma grande área preservada de mata atlântica.

Desse modo, a região mantém não só a cultura centenária do nosso país em atividades como pesca, fabricação de farinha e cachaça como também mantém uma grande área natural preservada com sua fauna e flora.

O centro histórico, onde essa preservação fica ainda mais evidente, é preenchido com prédios centenários distribuídos em ruas de paralelepípedos que remetem imediatamente à época de colonização e nos transporta quase para um passeio com nossos antepassados desse período.

Hospedagem em Paraty

Minha escolha para hospedagem em Paraty foi a Pousada do Sandi que funciona dentro de um dos casarões do centro histórico e mantém viva a memória do lugar.

Com a arquitetura preservada, os quartos da pousada são verdadeiros deleites visuais além de confortáveis.

Meu quarto, por exemplo, contava com uma linda sacada com vista direta para o centro histórico que deu todo um charme a visita.

A estrutura da pousada é outro ponto forte, com boas opções para quem quer descansar durante o dia, restaurantes e café dentro do próprio ambiente e no coração do centro para um passeio a qualquer momento.

Destaque para as duas Jacuzzi e a piscina na área de descanso que às vezes ainda é visitada por macaquinhos da região.

O atendimento da equipe foi primoroso e a pousada ainda conta com seu próprio escritório de passeios, a Nectar Paraty, onde é possível organizar um tour histórico, um passeio de caiaque ou mesmo a prática de yoga logo pela manhã.

Quarto na Pousada do Sandi

Passeios e entretenimento

Para essa visita minha escolha foi mais individual, optei por conhecer o centro a pé por mim mesmo e curtir mais a gastronomia incrível da região.

Separei um tempo para tomar sol na praia de Paraty, que não é ideal para banho, mas oferece uma paisagem bonita.

Também usei da estrutura da própria pousada para descansar, que era um dos focos principais.

Mesmo assim consegui também visitar a casa da cultura onde toda a importância e a preservação do lugar é apresentada, passear pelas lojas e trazer alguns licores feitos a base da cachaça local.

Centro histórico de Paraty

Alimentação

Desde 2017 Paraty também faz parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UNESCO Creative Cities Network – UCCN) por sua gastronomia, o que tornou outro ponto forte da cidade também reconhecido mundialmente.

Como cidade gastronômica, Paraty não deixa a desejar com seus lindos restaurantes dentro das casas coloniais com qualidade e sabores apaixonantes.

Para minha visita destaco alguns que tive a oportunidade de conhecer.

O primeiro foi o restaurante Caminho Do Ouro, nome que remete ao próprio caminho do ouro, ou a Estrada Real, construída por escravos entre os séculos XVII e XIX a partir de trilhas dos índios Guaianazes que, inclusive, pode ser visitada para quem quiser aprender ainda mais sobre a região.

O restaurante fica no centro histórico, é pequeno, portanto, pode ser que não se encontre mesas disponíveis dependendo do dia e da hora.

O cardápio é caprichado com excelentes opções tanto para os pratos principais quanto para as sobremesas.

O segundo que visitei foi o Margarida Café, excelente opção para o jantar com música ao vivo, decoração envolvente e um atendimento muito agradável.

Também visitei o Bartholomeu, que além de restaurante também é uma pousada charmosa no centro histórico.

Destaque para os drinks especiais feitos no restaurante com misturas inusitadas e saborosas.

Além desses também visitei o Pippo, restaurante na própria Pousada do Sandi também com decoração incrível, cardápio saboroso e um bom atendimento.

Destaque na região ainda para as sorveterias e o café para curtir a linda noite bem iluminada do centro histórico.

E assim fica como mais uma dica de Viagens e Passeios.

Deixe uma resposta

Rolar para cima