Reler os próprios textos é raro?

Reler os próprios textos é um fato bastante raro para mim.

Pensando nisso, uma conclusão que chego é que escrever é antes de tudo um ato de organização da mente, mais até do que um ato de desabafo.

Bom, talvez ambas as coisas aconteçam simultaneamente e não se possa fazer separação disso.

Contudo não deixa de ser interessante saber que tenho centenas de textos escritos e os releio com uma frequência quase inexistente.

Não que ler textos antigos seja uma obrigação, mas afinal se eu expus ideias e pensamentos tantas vezes nesse formato, por que a revisita é algo tão raro?

A verdade é que muito provavelmente eu não queira reencontrar meu antigo eu.

Diálogos consigo mesmo são difíceis, complicados, principalmente em textos que trazem reflexões internas, pessoais.

Reler esses textos seria reviver velhas dores, dores inclusive que foram organizadas logicamente por meio desses textos e agora de certa forma repousam tranquilas em um leito sereno e distante.

Obviamente ainda existem, mas estão tranquilas e novas dores surgem de tempos em tempos para agitar meu oceano interno.

Essas novas dores ou a ressignificação das antigas trazem novos pensamentos, e estes pedem uma nova organização lógica.

E para mim, nada é tão lógico quanto um texto.

Aqui matemáticos podem rir.

Porém o formato linear, construtivo dos textos que escolhi usar me trazem uma lógica útil para organizar pensamentos e ainda os expandir.

É um desabafo organizado que tira de uma mente inquieta como a minha uma linha e a põe para fora, deixando espaço para novos pensamentos e novas reflexões.

Talvez, ainda, reler textos antigos me cause alguma desconfiança de que aquelas ideias, pensamentos e sentimentos voltem à mente, ocupando de novo um espaço que estava vazio justamente por eu ter os externados em um texto.

A única dúvida que rodeia é saber se avancei nos pensamentos ou se estou andando em círculos, escrevendo constantemente sobre os mesmos temas, imaginando novas dores, mas no fim só dando novas formas a velhas conhecidas.

E nesse sentido talvez reler os próprios textos seja uma atividade que preciso praticar mais.

Referências

Imagem de capa;

Deixe uma resposta

Rolar para cima